
Estudantes levam pautas econômicas a Lula durante Conune
- Goiás
- 17/07/2025
- No Comment
- 19
Convenção
As reivindicações incluem a taxação das grandes fortunas e o fim da escala de trabalho 6×1
Estudantes irão apresentar pautas vinculadas à economia para o presidente Lula | Foto: Ruber Couto

Durante a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizada nesta quinta-feira (17), em Goiânia, universitários de todo o país apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma série de reivindicações com foco na área econômica. A pauta inclui a taxação das grandes fortunas, o fim da escala de trabalho 6×1 e o aumento do orçamento para universidades públicas e institutos federais.
A presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Eliza Siqueira, destacou a importância do encontro com o presidente. “Estamos apresentando grandes demandas, como a taxação das grandes fortunas e o fim da escala 6×1”, afirmou.
Erick Sant’Anna, dirigente da União da Juventude Socialista (UJS-RJ), ressaltou o papel da juventude na eleição de Lula. “Fizemos isso por entender que precisávamos de um governo que escutasse os estudantes. O governo Lula era a nossa alternativa”, disse, ao defender a recomposição dos orçamentos das universidades federais.
Já Alejandro Guerrero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lembrou que a UNE lançou um plebiscito popular em defesa das pautas econômicas. “Estamos mobilizados pela taxação das grandes fortunas e pelo fim da escala 6×1”, destacou.