Lula deve se reunir com sobreviventes antes de Congresso

Lula deve se reunir com sobreviventes antes de Congresso

  • Goiás
  • 16/07/2025
  • No Comment
  • 14

COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Agenda com estudantes atingidos pelo acidente é tratada com cautela pelo Palácio do Planalto e não consta oficialmente na programação

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com estudantes antes de evento da UNE (Foto: Fábio Pozzebom – Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir, de forma reservada, com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram ao acidente na BR-153, antes de participar da cerimônia principal do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quinta-feira (17), em Goiânia. A informação foi apurada pela coluna junto a fontes da organização do evento e é tratada com cautela haja vista a dimensão da tragédia.

O encontro será condicionado ao estado emocional dos jovens e à logística no local. Por isso, não consta na agenda oficial do presidente da República. A reunião deverá ocorrer em uma sala reservada nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde o evento será realizado.

A tragédia, ocorrida na madrugada de quarta-feira (16), deixou cinco mortos e ao menos 75 feridos, a maioria estudantes paraenses que viajavam a Goiânia para o congresso. Dois estudantes seguem internados em estado grave. O impacto psicológico entre as delegações é visível, e a UNE chegou a considerar o cancelamento da participação do presidente diante do clima de luto e consternação.

Após horas de indecisão, a direção da UNE e o cerimonial da Presidência optaram por manter a agenda. A avaliação é de que a presença de Lula poderá representar não apenas um gesto político, mas humano de acolhimento às vítimas e aos colegas.

Retorno assistido

A coluna também apurou que o Governo do Pará, em articulação com o Governo Federal, organiza uma operação para garantir o retorno imediato dos integrantes da delegação que desejarem voltar para casa. Aqueles que optarem por permanecer em Goiânia terão acesso a atendimento psicológico e, se desejarem, poderão participar do encontro com o presidente Lula antes de regressar ao Pará.

Comitê de crise

A organização do Congresso da UNE criou um comitê de crise para lidar com os desdobramentos do acidente. Psicólogos, assistentes sociais e profissionais especializados em trauma foram deslocados a Goiânia para oferecer assistência aos sobreviventes e demais estudantes impactados.

Tanto a UFPA quanto a UFG decretaram luto oficial. Em nota, a reitoria da UFG afirmou que está em contato com autoridades federais, a UNE e instituições de ensino para contribuir com as providências necessárias. “Neste momento de dor, a UFG se solidariza com as famílias, amigos, professores e demais membros da comunidade UFPA e da UNE”, diz o texto.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…