Relatora da ONU pede suspensão de relações com Israel

Relatora da ONU pede suspensão de relações com Israel

A relatora especial das Nações Unidas para a Palestina, Francesca Albanese, pediu nesta terça-feira (15) em Bogotá que todos os países cortem relações com Israel, pois considera que tratar o que chamou de “ocupação” da Palestina como algo normal significa apoiar a “presença ilegal” do Estado judeu nesse território.

“Que cada Estado revise e suspenda imediatamente seus laços com o Estado de Israel, suas relações militares, estratégicas, políticas, diplomáticas e econômicas, tanto de importações quanto de exportações”, disse Albanese durante a abertura da reunião ministerial do Grupo de Haia na capital da Colômbia.

Ela defendeu que os países devem assegurar que seu setor privado, desde bancos e fundos de pensão até universidades, corte os laços com Israel, assim como com os prestadores de serviços nas cadeias de abastecimento.

“Tratar a ocupação como algo normal significa apoiar ou fornecer ajuda e assistência à presença ilegal de Israel nos territórios palestinos ocupados”, acrescentou.

Albanese alegou que a economia de Israel está estruturada para sustentar “a ocupação, que agora se tornou genocídio”.

“É impossível dissociar as políticas e a economia estatal de Israel de suas antigas políticas e economia de ocupação. Elas têm sido inseparáveis há décadas”, ressaltou.

A Colômbia, anfitriã da reunião do Grupo de Haia, rompeu relações diplomáticas com Israel em 1º de maio de 2024 e, dias depois, suspendeu as exportações de carvão para o país em resposta à ofensiva israelense em Gaza, que o presidente colombiano, Gustavo Petro, tem qualificado repetidamente como “genocídio”.

Albanese, de nacionalidade italiana, foi alvo de sanções aplicadas em 9 de julho pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que a acusou de “antissemitismo descarado” e de realizar uma “campanha” contra Israel.

“A campanha política e econômica de Albanese contra EUA e Israel não será mais tolerada. Sempre apoiaremos nossos parceiros no direito à legítima defesa”, afirmou o chefe da diplomacia americana no X.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…