Relator inclui mineração em PL do licenciamento ambiental – 15/07/2025 – Ambiente

Relator inclui mineração em PL do licenciamento ambiental – 15/07/2025 – Ambiente

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) incluiu a mineração dentro do projeto de lei que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental no Brasil. O relator manteve assim os principais pontos polêmicos e também os criticados por ambientalistas na proposta.

O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2021, mas então com um dispositivo que excluía o setor minerário do escopo da lei.

Depois de anos travado no Senado, o projeto voltou a avançar neste ano com impulso do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e passou a prever a mineração dentro da nova norma geral de licenciamento.

Quando voltou para a Câmara, essa discussão se tornou o maior entrave da proposta e, em um primeiro momento, o relator Zé Vitor voltou a excluir o setor do escopo do texto, porque o dispositivo ainda não havia sido consensuado pelos deputados.

Agora, finalmente o incluiu. A expectativa é de que a votação aconteça até esta quarta-feira (16).

Nesta segunda passagem pela Câmara, foram mantidos todos os pontos mais criticados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e seus aliados.

Entre eles a LAC (Licença por Adesão e Compromisso), concedida pela promessa de cumprimento de exigências prévias estabelecidas por órgãos de controle, e a LAE (Licença Ambiental Especial), dispositivo apadrinhado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que permite que projetos escolhidos pelo governo passem por uma análise que seus ignora riscos.

Como mostrou a Folha, este último dispositivo pode impulsionar, por exemplo, a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, empreendimento defendido pelo senador e também pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas duramente criticado por Marina Silva.

Outros pontos rechaçados por ambientalistas estão mantidos e devem ser aprovados, por exemplo, o esvaziamento do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a maior autonomia dos órgãos estaduais e municipais para atuar no licenciamento.

O relator também fez mudanças na parte de saneamento da proposta, para prever um licenciamento simplificado para o setor até que o acesso a este tipo de serviço seja difundido pela população brasileira.

Deputados também já preveem que o tema deve ser judicializado. Como mostrou a Folha, críticos da proposta consideram que uma série de dispostivos dela, inclusive a LAC, ferem a Constituição ou entendimentos prévios do STF (Supremo Tribunal Federal).

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

Fiel escudeiro de Preta Gil, Gominho contou que passou por um ‘luto vivo’ nos últimos meses de vida da amiga; cantora…
DF oferece até R$ 9 mil em seu novo processo seletivo

DF oferece até R$ 9 mil em seu novo…

O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, divulgou seu edital nº 18/2025 para atender necessidade de excepcional interesse público.…
Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente No Rio De Janeiro

Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente…

Sobre o Grupo SEB: Com seis décadas de pioneirismo no cenário educacional, o Grupo SEB estabeleceu-se como uma comunidade global, vibrante…