Prefeito de Sorocaba quer comissão paralela sobre tarifaço – 14/07/2025 – Painel

Prefeito de Sorocaba quer comissão paralela sobre tarifaço – 14/07/2025 – Painel

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), vai falar nesta terça-feira (15) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a criação de uma comissão na Frente Nacional de Prefeitos para articular atuação independente do Itamaraty sobre o tarifaço do americano Donald Trump.

O tema já foi tratado em reunião nesta segunda-feira (14) com o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).

Manga diz que a ideia é fazer uma negociação paralela para tentar reverter a sobretaxa anunciada pelos Estados Unidos, que, diz, “vai trazer um prejuízo muito grande em especial no médio prazo na questão do desemprego na questão das exportações, uma supervalorização do dólar e uma desvalorização automaticamente do real.”

O prefeito, que diz não concordar com o tarifaço, avalia que a taxação ocorreu “não por um problema comercial entre os dois países, mas por uma questão ideológica”, e que sua intenção é “fazer um trabalho paralelo ao Itamaraty”, com a ajuda do Congresso.

Manga diz que conversou sobre a iniciativa com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que teria apoiado a proposta. “Ele concordou e falou: ‘Manga, cria a comissão na Frente Nacional de Prefeitos, conte com o Congresso para que a gente possa articular a questão política junto ao governo americano para amenizar isso’. Foi essa a conversa”, afirma.

O prefeito afirma que o Itamaraty estava “tensionando” as discussões sobre a sobretaxa, mas acrescenta que os ânimos se acalmaram nos últimos dias.

“A nossa torcida, eu sou muito sincero, a nossa torcida é que o Itamaraty cumpra o seu papel e resolva esse problema”, diz. “Agora, se continuar essa tensão, a ideia é que a gente possa articular com essa comissão, respeitando a prerrogativa de cada um, mas mostrando o quanto é prejudicial isso, que a gente tem que superar essas brigas ideológicas para que o Brasil cresça e a gente continue produzindo.”

“Todo mundo vai se perder nisso, mas nós somos a parte mais fraca”, afirma. “A ideia é a gente usar a estrutura que nós temos na Frente Nacional do Prefeito e criar uma comissão especial para tratar especificamente desse assunto, para que a gente possa levantar dados nacionais, usar o Congresso Nacional para fazer também um levantamento no que diz respeito ao governo federal e o impacto causado no Estado de São Paulo”, continua.

Ele afirma ainda que vai pedir a Tarcísio que indique outros governadores para mostrar os impactos causados em seus estados e iniciar uma articulação política para minimizar isso.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…