Protesto na av. Paulista pede veto ao PL do licenciamento – 13/07/2025 – Ambiente

Protesto na av. Paulista pede veto ao PL do licenciamento – 13/07/2025 – Ambiente

Movimentos sociais promoveram neste domingo (13) uma manifestação na avenida Paulista, região central de São Paulo, contra o projeto de lei 2.159/2021, que afrouxa e simplifica o processo de licenciamento ambiental. O texto pode ser votado na Câmara dos Deputados até o final desta semana, última antes do recesso parlamentar.

Uma faixa de 100 metros de comprimento, estendida em frente ao Masp, começou a ser produzida às 10h e foi estampada com os dizeres “Não ao PL da Devastação“, apelido dado por ambientalistas ao projeto. À ela, participantes acrescentaram outras mensagens, com reivindicações como a preservação do meio ambiente e o respeito aos povos indígenas.

Aprovado com folga nas duas casas do Congresso Nacional, o texto do PL sofreu alterações no Senado e, por isso, volta à Câmara. Caso seja novamente aprovado, irá à sanção presidencial.

Uma nova lei geral para o licenciamento é uma demanda tanto de ambientalistas quanto de setores da indústria e do agronegócio, que concordam que o atual sistema é defasado, mas divergem diametralmente sobre como atualizá-las.

O protesto foi organizado por uma série de organizações da sociedade civil, sob o nome de Frente São Paulo contra o PL da Devastação. Entre elas, estavam Greenpeace, Coalização pelo Clima, Frente Periférica Por Direitos e Frente Parlamentar Ambientalista Por Justiça Climática.

“O PL propõe a autolicença para empreendimentos, permitindo que empresas preencham um formulário online e declarem boa conduta ambiental, sem qualquer análise prévia. Essa Licença por Adesão e Compromisso (LAC) pode se tornar a regra, tornando o licenciamento ambiental a exceção”, afirmou em comunicado Annebelle Andria, da coordenação do movimento.

A LAC e a LAE (Licença Ambiental Especial) são os principais focos de disputa dentro da proposta, questionados por ambientalistas.

A proposta da LAE, apadrinhada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), permite que projetos considerados estratégicos pelo governo sejam autorizados por um processo simplificado. A medida pode beneficiar projetos polêmicos, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e a pavimentação da BR-319.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Chefe de RH flagrada com CEO em show do Coldplay também se demite

Chefe de RH flagrada com CEO em show do…

Chris Martin se surpreende com reação de casal em show do Coldplay Kristin Cabot, a diretora de RH da Astronomer que…
Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café em supermercado de Aparecida

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café…

PREÇO ALTO Ao todo,12 pacotes de café e três bandeijas de mussarela estavam escondidas dentro da calça do idoso. Ele já…
Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro precisa “sair do caminho” para que o…