Lula critica jornada 6×1 e defende escala de trabalho “mais flexível”

Lula critica jornada 6×1 e defende escala de trabalho “mais flexível”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (11), a jornada de trabalho de seis dias de serviço com apenas um dia de folga por semana (6×1). Para Lula, é preciso convocar trabalhadores e empresários para “inventar” outra jornada de trabalho “mais flexível”.

“A Humanidade não quer mais seis por um. É preciso inventar um jeito de ter uma outra jornada de trabalho, mais flexível, porque as pessoas querem ficar mais em casa.  As pessoas querem cuidar mais da família”, disse Lula.

A primeira vez que o presidente se manifestou sobre o tema publicamente foi no dia do trabalhador deste ano, em 1º de maio, quando defendeu “aprofundar o debate” sobre a escala 6×1. 

Ao lançar, em Linhares (ES), programa de transferência de renda para atingidos por rompimento da barragem em Mariana (MG) nesta sexta-feira (11), Lula disse que o trabalhador não aguenta mais acordar cinco da manhã e voltar as sete da noite durante seis dias por semana.

“Hoje a juventude já não quer mais isso. É importante que a gente, enquanto governo, trate de pesquisar. Vamos utilizar a universidade, a OIT [Organização Internacional do Trabalho], vamos utilizar tudo que é organização de trabalho e vamos tentar apresentar uma nova forma de trabalhar nesse país. Para que a gente possa garantir mais mobilidade para as pessoas”, completou Lula.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Pressão social

A pauta do fim da escala 6×1 ganhou força no Brasil no final do ano passado e manifestações de rua nessa quinta-feira (10) voltaram a pedir o fim desse tipo de escala de trabalho.   

No Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a jornada 6×1 não teve avanço. Lideranças do governo dizem que a medida é “prioridade” para este ano. 

O projeto sofre resistência de setores empresariais que alegam que a medida levaria ao aumento dos custos operacionais das empresas, como defendeu a entidade patronal Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Fiocruz abre inscrições para oficina de jornalismo – 25/07/2025 – Novo em Folha

Fiocruz abre inscrições para oficina de jornalismo – 25/07/2025…

O Museu da Vida Fiocruz está com inscrições abertas até 3 de agosto para a oficina “Jornalismo de Ciência e Saúde…
Médicos tiram 6 dúvidas sobre benefícios da musculação para mulheres

Médicos tiram 6 dúvidas sobre benefícios da musculação para…

Musculação não é só para quem quer músculos grandes ou para homens que buscam hipertrofia. No caso das mulheres, o treino…
Musk mandou Starlink desligar internet durante operação da Ucrânia contra Rússia em 2022, diz agência | Tecnologia

Musk mandou Starlink desligar internet durante operação da Ucrânia…

Segundo três pessoas ouvidas pela reportagem, Musk mandou um engenheiro sênior cortar o sinal em regiões como Kherson, ao norte do…