Tarcísio se encontra com chefe da embaixada dos EUA – 11/07/2025 – Poder

Tarcísio se encontra com chefe da embaixada dos EUA – 11/07/2025 – Poder

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, teve uma reunião nesta sexta-feira (11) com o chefe da embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar.

O encontro, que ocorreu no escritório do governo de São Paulo em Brasília, ocorre dias após Donald Trump anunciar tarifas de 50% contra produtos brasileiros e fazer diversas sinalizações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governo Lula tem associado as consequências econômicas do tarifaço à oposição, inclusive a Tarcísio, aliado de Bolsonaro.

“Acabo de me reunir com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília. Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas. Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa”, escreveu Tarcísio no Twitter.

Escobar é encarregado de negócios da missão dos EUA no Brasil, que está sem embaixador desde o início da gestão Trump. Na quarta (9), dia em que Trump divulgou nas redes sociais uma carta em que anuncia as sobretaxas e volta a se queixar de perseguição política contra Bolsonaro, Escobar foi convocado duas vezes ao Itamaraty para prestar explicações.

Na diplomacia, trata-se de uma forma de o país anfitrião, no caso o Brasil, demonstrar profunda insatisfação com a condução da relação bilateral. Na segunda reunião, representantes do Itamaraty devolveram simbolicamente a Escobar a carta endereçada por Trump a Lula.

De acordo com interlocutores do governador, Tarcísio pode se colocar como um possível negociador com Trump.

O aumento de tarifas ao Brasil imposto por Trump expôs o nó político do governador, que publicamente tenta se equilibrar entre fidelidade a Bolsonaro e o respeito à Justiça e à democracia.

Na avaliação de dois presidentes de partidos, de deputados federais e estaduais aliados ao governador e de integrantes de sua equipe, a imagem de Tarcísio entre os bolsonaristas sairá arranhada caso ele não apoie as medidas de Trump nem as trate como reflexo direto de uma suposta perseguição antidemocrática sofrida pelo ex-presidente.

Por outro lado, se endossar as barreiras comerciais impostas pelo governo americano, o desgaste será com o mercado financeiro, o setor agropecuário e com eleitores fora do campo bolsonarista.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Flávio Bolsonaro: todo governador sonha em ter Eduardo como secretário

Flávio Bolsonaro: todo governador sonha em ter Eduardo como…

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta quarta-feira (23/7), que “qualquer governador teria o sonho” de ter o deputado federal licenciado…
Entidade dos EUA pede sanções contra Moraes

Entidade dos EUA pede sanções contra Moraes

Este conteúdo foi corrigido A entidade de apoio à representação legal Legal Help 4 You pediu entrada como Amicus curiae num…
Comitê Olímpico dos EUA proíbe mulheres trans em competições femininas

Comitê Olímpico dos EUA proíbe mulheres trans em competições…

As mulheres transgêneros estão proibidas de participar de competições femininas nos Estados Unidos. Na última segunda-feira (21), de forma discreta, o…