Cozinha Bruta: Insetos ao alho no almoço, por que não? – 10/07/2025 – Cozinha Bruta

Cozinha Bruta: Insetos ao alho no almoço, por que não? – 10/07/2025 – Cozinha Bruta

Vim outras vezes ao México, mas esta é a primeira em que me dedico a observar atentamente os hábitos alimentares daqui. Como viajo com o filho de 12 anos, achei melhor dispensar as indicações de bons e caros restaurantes.

Temos comido muito bem nas taquerias mais humildes, nos ambulantes e nos mercados. É um assombro a quantidade de combinações que este povo tira do sombrero apenas um punhado de ingredientes básicos: milho, pimentas, coentro, feijão, um limãozinho espremido, às vezes queijo, frango, porco ou outro tipo de proteína.

Abomino o termo “proteína”, mas será que a palavra “carne” se aplica a insetos tostados?

A entomofagia é um aspecto da alimentação mexicana que sempre me intrigou. Eu achava, equivocadamente, que a ingestão de artrópodes terrestres fosse um aspecto marginal da comida do México. Algo localizado entre o resgate das raízes pré-hispânicas e um lance meio marqueteiro.

Peço desculpas ao México pela ignorância.

Aqui os insetos estão por todo lado, principalmente o grilo —”chapulín”, de onde saiu o nome do anti-herói de Roberto Gómez Bolaños.

Qualquer lugar banal oferece taco de grilo ou pizza de grilo. Nos carrinhos de rua, há grilos como pipocas ou amendoins.

Preciso admitir que insetos não me arrebatam por causa da quitina da casca. Assim, quando fomos ao restaurante La Casa de Los Tacos, na Cidade do México, optei por algo menos cascudo. Não pedi grilo, formiga, maria-fedida ou escorpião de Durango. Mandei logo uma porção de escamoles, o chamado caviar mexicano.

São larvas da formiga Liometopum apiculatum, como o cardápio faz questão de frisar. Refogadas na manteiga com alho, têm a aparência de arroz, textura de não-arroz e sabor suave. A manteiga predomina.

Garimpei uma receita de escamoles muito parecida com a da Casa de Los Tacos. Se um dia conseguir as tais larvas, faça; se não, vai funcionar bem demais com um camarãozinho. Descascado, por favor.

Escamoles al ajillo

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 10 a 15 minutos

Ingredientes

  • 200 g de escamoles (ou camarões miúdos sem casca)
  • 150 g de manteiga
  • ½ cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimenta verde, sem sementes nem
  • membranas, picada
  • 1 punhado de coentro
  • Sal a gosto

Preparo

  1. Afervente os escamoles por 30 segundos em água salgada, depois lave-os em água fria, escorra e reserve. Este passo é desnecessário se fizer com camarões
  2. Derreta a manteiga e refogue rapidamente a cebola, o alho e a pimenta. Adicione os escamoles (ou os camarões) e refogue, mexendo sempre, por 3 minutos
  3. Desligue o fogo, ajuste o sal, acrescente o coentro e mexa bem. Sirva imediatamente com tortilhas, pão ou torradas


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Sauber deixa de ser pior equipe e pressiona Bortoleto – 22/07/2025 – Esporte

Sauber deixa de ser pior equipe e pressiona Bortoleto…

Na última etapa da F1, em Silverstone, na Inglaterra, o veterano alemão Nico Hülkenberg, 37, finalmente subiu ao pódio pela primeira…
Podcast discute veto a redes sociais de Bolsonaro – Folha – 23/07/2025 – Podcasts

Podcast discute veto a redes sociais de Bolsonaro –…

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira (22) que ele não descumpriu as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo…
Salvam vidas: entenda por que vacinas são seguras e como são testadas

Salvam vidas: entenda por que vacinas são seguras e…

Vacinas salvam vidas e mudaram o curso de várias doenças no mundo. Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre sua segurança.…