O que Trump, o parque Ibirapuera e o PSG têm em comum? – 10/07/2025 – No Corre

O que Trump, o parque Ibirapuera e o PSG têm em comum? – 10/07/2025 – No Corre

Força desproporcional é um conceito bastante utilizado no esporte. O querido Thales Bon, ex-professor de tênis da USP, citava-o ao ver sujeitos que sempre estavam em quadra, a qualquer hora do dia, talvez desde o nascimento, não economizarem diante de pangarés como eu.

Força desproporcional é também o que se vê em jogos do PSG, quando o time franco-catari, com aquele notável meio-campo ibérico, enfrenta adversários cujos apoiadores não voltam para marcar; o conceito ainda pode ser aplicado à geopolítica: é o que Donald Trump tenta fazer com países com que os Estados Unidos mantêm –ou mantinham– relação comercial.

Arrisco aqui uma tradução: é do jogo, mas o inviabiliza, tira seu significado, acaba com ele.

Força desproporcional é o que a Urbia, concessionária desde 2020 do Ibirapuera, impinge contra dezenas de treinadores que há décadas levam alunos para correr no famoso parque paulistano.

O tema vem sendo tratado pela Folha. A concessionária acaba de lançar seu próprio serviço de treino de corrida, o Corre no Ibira. Tem espaço próprio com chuveiros e “lockers”, distribuição de água, isotônico e carboidrato, além de prover descontos no estacionamento do parque. Os treinos também podem acontecer aos sábados na USP e às quartas no Centro Olímpico Ibirapuera. O preço de entrada do serviço é de R$ 170,90, inferior, em geral, à média do mercado.

Ocorre que a concessionária está há cerca de um ano em meio a uma contenda com os treinadores, que, por óbvio, não dispõem de chuveiros e “lockers” e não podem erguer no Ibira totens ou bivaques. A Urbia cobra de cada assessoria valor proporcional ao número de alunos. Não bastasse a base legal discutível da decisão, a contagem desse corpo discente é aleatória, e o valor atribuído, ainda mais.

As assessorias, por meio da entidade que as representa, a ATC-SP, fazem questão de dizer que não são contrárias a algum tipo de cobrança, e seus representantes de fato se reuniram algumas vezes com a Urbia com o fito de estabelecer acordo comercial.

Segundo o presidente da ATC-SP, Douglas de Melo, as cláusulas contratuais apresentadas jamais levaram em conta as solicitações feitas pela entidade, como, por exemplo, a garantia de um plano de descontos de estacionamento para os alunos –algo que, como os treinadores veem agora, é “ativo” do Corre no Ibira.

Não deixa de ser sintomático que a concessionária tenha decidido buscar um profissional no Rio, Jorginho Silva, para comandar seu serviço de corrida.

O Ministério Público do Estado de São Paulo interveio na contenda em março. O promotor Silvio Marques, da Promotoria do Patrimônio Público, considerou a cobrança às assessorias “injusta e ilegal” e as orientou a ignorar os boletos.

Isso não inibiu a Urbia de seguir com a cobrança, e, pior, levando agora o pleito à Justiça, em ações individualizadas contra as assessorias. De três pedidos de liminar solicitados, e distribuídos para juízos diferentes, um foi acatado.

A concessionária, ouvida pela Folha, afirmou ter implantado no parque “regras claras para garantir o bom funcionamento dos serviços prestados por terceiros” para conciliar “o uso comercial com o acesso gratuito e livre dos demais usuários”.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…