Ex-presidente sul-coreano volta à prisão após nova ordem – 10/07/2025 – Mundo

Ex-presidente sul-coreano volta à prisão após nova ordem – 10/07/2025 – Mundo

O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol voltou para uma cela solitária na prisão nesta quinta-feira (10), com comida básica e um uniforme cáqui, após promotores conseguirem um novo mandado de detenção relacionado à tentativa de impor lei marcial no ano passado.

A decisão do Tribunal Distrital Central de Seul de aprovar o mandado fortaleceu a investigação do procurador especial sobre alegações de que a ação de Yoon em dezembro representou obstrução da justiça e abuso de poder.

O tribunal disse em comunicado que concedeu o pedido devido a preocupações de que Yoon pudesse tentar destruir provas, devolvendo-o ao confinamento no Centro de Detenção de Seul, onde passou 52 dias no início do ano antes de ser libertado há quatro meses por motivos técnicos.

Ele havia voltado a morar com sua esposa e seus 11 cães e gatos em seu apartamento de 164 metros quadrados em um bairro nobre de Seul. O patrimônio líquido do casal é estimado em 7,5 bilhões de wons (U$ 5,47 milhões), segundo um documento governamental.

Mas agora Yoon será alojado em uma cela solitária de 10 metros quadrados, terá que usar um uniforme de duas peças de cor cáqui e dormir em um colchão dobrável no chão sem ar-condicionado, disse um funcionário do centro de detenção e relataram veículos de comunicação.

Com uma onda de calor atingindo o país, Yoon terá que contar com um pequeno ventilador elétrico que desliga à noite, disse Park Jie-won, um parlamentar da oposição que esteve preso lá, em um programa de entrevistas no YouTube.

A instalação de detenção serviu um café da manhã de batatas cozidas e mini pães de queijo para os detentos nesta quinta, disse outro funcionário.

O político conservador enfrenta acusações criminais de insurreição por seu decreto de lei marcial, que pode acarretar uma sentença de prisão perpétua ou morte.

Horas depois da prisão, o tribunal realizou uma audiência para seu julgamento por insurreição, mas Yoon não compareceu.

Seus advogados informaram ao tribunal que ele não pôde comparecer à audiência devido a problemas de saúde, relatou a agência de notícias Yonhap.

O Tribunal Constitucional destituiu Yoon como presidente em abril, confirmando o impeachment do parlamento pela tentativa de lei marcial, que chocou os sul-coreanos e desencadeou meses de turbulência política.

A equipe de promotoria especial iniciou sua investigação após o novo líder Lee Jae Myung ser eleito em junho, e tem investigado acusações adicionais contra Yoon.

A equipe do procurador especial, composta por mais de 200 promotores e investigadores, agora deve acelerar sua investigação sobre alegações, incluindo se Yoon prejudicou os interesses da Coreia do Sul ao inflamar intencionalmente as tensões com a Coreia do Norte.

A equipe planeja interrogar Yoon na sexta-feira (12), informando sua esposa e advogados sobre sua detenção por meio de cartas, disse Park Ji-young, vice do procurador especial.

O presidente da Assembleia Nacional, Woo Won-shik, disse que a detenção de Yoon deve ajudar na missão de determinar a verdade por trás da crise da lei marcial e restaurar a democracia.

“Ninguém está acima da lei”, disse Woo em uma postagem no Facebook.

Yoon compareceu à audiência judicial na quarta-feira sobre o mandado de detenção, vestindo um terno azul-marinho escuro e uma gravata vermelha, mas não respondeu às perguntas dos repórteres.

Seus advogados negaram as alegações contra ele e chamaram o pedido de detenção de movimento irracional em uma investigação apressada.

Mais de mil apoiadores se reuniram perto do tribunal na quarta-feira, relatou a mídia local, agitando bandeiras e cartazes e entoando o nome de Yoon sob um calor escaldante de 35 graus Celsius.

Em seu pedido de mandado, os promotores disseram que Yoon representa um risco de fuga, relatou a mídia local.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Samsung lança Flip7 e Fold7 mais finos por até R$ 14.599 – 24/07/2025 – Tec

Samsung lança Flip7 e Fold7 mais finos por até…

A Samsung lançou nesta quinta-feira (24) no Brasil seus novos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold7 e Z Flip7, que trazem mudanças…
Mundo está ficando sem tempo para evitar mudança climática – 24/07/2025 – Ambiente

Mundo está ficando sem tempo para evitar mudança climática…

As más notícias sobre o clima estão por toda parte. A África está sendo atingida de forma particularmente dura pelas mudanças…
Cidade do novo ‘Quarteto Fantástico’ foi inspirada em obras de Niemeyer

Cidade do novo ‘Quarteto Fantástico’ foi inspirada em obras…

CINEMA Diretor do Quarteto Fantástico disse que projeto de Brasília e da sede da ONU são exemplos que nortearam visão modernista…