Ex-médico da Casa Branca se recusa a falar sobre Biden – 09/07/2025 – Mundo

Ex-médico da Casa Branca se recusa a falar sobre Biden – 09/07/2025 – Mundo

O ex-médico da Casa Branca, que atendia o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, recusou-se nesta quarta-feira (9) a responder perguntas para uma investigação do Congresso americano liderada pelos republicanos sobre a lucidez mental do democrata.

Segundo a declaração que um de seus advogados leu durante a sessão, o médico Kevin O’Connor se reserva o direito de não responder com base tanto no sigilo médico-paciente quanto no seu direito à Quinta Emenda da Constituição contra a autoincriminação.

O’Connor atendeu o ex-presidente por quatro anos e foi intimado por parlamentares republicanos devido uma investigação sobre o presidente e sua equipe terem supostamente ocultado sinais de comprometimento cognitivo que o tornariam inapto ao exercício do cargo. A apuração também envolve o uso da autopen —instrumento comumente usado por presidentes para assinar documentos oficiais— e se ele teria sido empregado de forma indevida para validar ações sem o consentimento de Biden.

O dispositivo, que reproduz a assinatura presidencial de maneira mecânica, é legalmente aceito desde que tenha sido autorizado pelo presidente. Mesmo assim, aliados de Donald Trump vêm promovendo a tese de que Biden estaria em um estágio avançado de declínio mental, o que invalidaria legalmente decisões tomadas com o uso do instrumento.

O deputado James Comer, republicano eleito pelo Kentucky e presidente da comissão, criticou a postura de O’Connor, afirmando que sua recusa sugere tentativa de acobertamento. “Está claro que há uma conspiração para encobrir o declínio cognitivo do presidente”, disse. “O povo americano exige transparência, mas o dr. O’Connor preferiu esconder a verdade.”

Na resposta à comissão, o advogado do médico, David Schertler, citou o próprio Trump, que já invocou a Quinta Emenda em outros casos. Ele também destacou que o Departamento de Justiça conduz uma investigação criminal paralela sobre o uso da autopen, o que, segundo ele, obriga O’Connor a preservar suas garantias constitucionais.

Schertler enfatizou que o uso da Quinta Emenda “não implica que o dr. O’Connor tenha cometido qualquer crime”. A defesa também questiona se os parlamentares respeitarão o sigilo médico, tema de uma carta enviada previamente à comissão.

Além de O’Connor, o comitê já convocou diversos nomes que ocuparam cargos estratégicos na Casa Branca, como Ron Klain, Mike Donilon, Anita Dunn, Bruce Reed e Steve Ricchetti. A primeira a depor foi Neera Tanden, ex-secretária de gabinete e conselheira de política interna de Biden. Outro aliado próximo, Anthony Bernal, assessor da ex-primeira-dama Jill Biden, não compareceu ao depoimento marcado no mês passado.

Biden, 82, deixou o cargo em janeiro como o presidente mais velho da história americana. Durante seu mandato, o democrata enfrentou questionamentos sobre sua idade e sua saúde, o que acabou levando-o a abandonar sua campanha de reeleição.

Após um debate desastroso em junho do ano passado, no qual Biden parecia desorientado e apático, cresceram as pressões para que ele abrisse mão da candidatura. Kamala concorreu em seu lugar e perdeu para Trump em novembro do ano passado.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália – 23/07/2025 – Ambiente

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália…

Mais de 80% da população de Tuvalu, um arquipélago do Pacífico ameaçado pelo aumento do nível do oceano, solicitou um inédito…
Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento de atletas

Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento…

TIGRÃO O Vila Nova iniciou um novo projeto e, desta vez, o clube firmou uma parceria… Publicado em: 23/07/2025 14:50 Integrantes…
Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição

Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote…

Nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto…