Pedágio sem cancela começa a operar em SP nesta quarta (4); veja como funciona

Pedágio sem cancela começa a operar em SP nesta quarta (4); veja como funciona

O sistema de pedágio sem cancela, conhecido como “Free Flow”, começa a operar nesta quarta-feira (4) na rodovia SP-333 (km 179), em Itápolis. O sistema foi implementado pela concessionária EcoNoroeste e faz parte de contrato firmado com a Agência de Transporte do governo do estado de São Paulo.

O controle é feito através de um pórtico, com um sistema de câmeras, antenas e sensores, que permite que motoristas sigam viagem sem a necessidade de parar em cabines ou reduzir a velocidade.

No segundo semestre deste ano, o modelo Free Flow também será instalado no posto de Jaboticabal (SP). Até o sétimo ano de concessão da rodovia, a EcoNoroeste deve substituir as atuais praças de pedágio pelo modelo sem cancela, como prevista em contrato junto ao governo.

Para veículos com tag de pagamento — como o Sem Parar — a cobrança será realizada automaticamente pela operadora contratada pelo motorista. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias por um dos seguintes canais:

  • Pelo site da praça Free Flow, disponivel em freeflow.econoroeste.com.br
  • Pelo aplicativo Pedágio Pay, disponível na Apple Store e Google Play Store
  • Através do WhatsApp 0800-326-3663
  • Presencialmente nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUS) da SP-333, através totens de autoatendimento, no cartão de crédito, débito ou PIX

O não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veículos de passeio terão direito ao Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga até chegar a 30ª passagem.

Também há o Desconto Básico da Tarifa (DBT), em que é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver.

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…