Brics: Lula discute meio ambiente e comércio em encontros bilaterais

Brics: Lula discute meio ambiente e comércio em encontros bilaterais

  • Brasil
  • 05/07/2025
  • No Comment
  • 25

Rio de Janeiro — Na véspera da reunião de cúpula do Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o dia em reuniões com autoridades estrangeiras para discutir comércio, meio ambiente e outros temas. No total, foram cinco encontros bilaterais neste sábado (5/7), com representantes da Etiópia, do Vietnã, da Nigéria, dos Emirados Árabes e da China.

Veja a lista de autoridades:

  • primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali;
  • primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh;
  • presidente da Nigéria, Bola Tinubu;
  • príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan;
  • primeiro-ministro da China, Li Qiang.

Com o primeiro-ministro da Etiópia, Lula debateu a defesa do multilateralismo e a reforma de instituições de governança global — tema caro ao petista durante presidência do Brics.

O premiê também confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será sediada em Belém (PA).

Segundo nota do Palácio do Planalto, Lula se comprometeu a enviar uma missão empresarial ao país africano com o objetivo de ampliar as relações comerciais.

1 de 5

Lula e o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali

Ricardo Stuckert / PR

2 de 5

Presidente também conversou com premiê da China, Li Qiang

Ricardo Stuckert / PR

3 de 5

Lula recebeu o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, à margem do Brics

Ricardo Stuckert / PR

4 de 5

Reunião com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh

Ricardo Stuckert / PR

5 de 5

Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, também conversou com o petista

Ricardo Stuckert / PR

Negócios

No encontro com o premiê vietnamita, o petista também tratou da questão comercial entre os países. O chefe do Planalto abordou o interesse em negociar um acordo entre o Mercosul e o Vietnã. Os dois países também assinaram um acordo de cooperação no campo da ciência, tecnologia e inovação.

Um pacto no campo comercial com o Mercosul também foi o assunto da reunião entre Lula e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed al Nahyan. O petista manifestou o desejo de concluir o acordo até o fim do ano, quando deixa a presidência do bloco. Os líderes ainda discutiram os conflitos no Oriente Médio e saídas para a paz na região.

Durante o dia, Lula recebeu o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu. De acordo com o Planalto, eles conversaram sobre a possibilidade de estabelecer conexões aéreas diretas entre os países, com o objetivo de impulsionar o turismo e oportunidades de negócios. Também ficou acordada a realização de um fórum de empresários durante a visita de Estado que Tinubu fará ao Brasil em agosto.

Já a reunião com primeiro-ministro chinês, Li Qiang, abordou temas relacionados ao agronegócio, ciência e tecnologia, multilateralismo e meio ambiente. O premiê se comprometeu a intensificar os trâmites para que o país reconheça o Brasil como livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação. Lula ainda pediu à China apoio na construção do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, voltado à conservação de florestas tropicais.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em…

Nove casos de sarampo foram confirmados no município de Campos Lindos, em Tocantins, cidade com cerca de 8,7 mil habitantes, que…
COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em Belém – 25/07/2025 – Ambiente

COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em…

A instalação das estruturas temporárias da chamada “blue zone” (zona azul) da COP30, espaço da conferência do clima da ONU dedicado…
Mulher trans é presa após tentar matar morador de rua na porta da delegacia, em Anápolis

Mulher trans é presa após tentar matar morador de…

FLAGRANTE Delegado conseguiu conter e impedir que mulher trans matasse o morador de rua na porta da delegacia. Vítima dormia quando…