Argentina: Kirchner pede a juiz que Lula possa visitá-la – 01/07/2025 – Mundo

Argentina: Kirchner pede a juiz que Lula possa visitá-la – 01/07/2025 – Mundo

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner pediu nesta terça-feira (1º) permissão à Justiça para que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possa visitá-la em prisão domiciliar em Buenos Aires, onde ela cumpre pena de seis anos por corrupção, segundo afirmou o juiz do caso à AFP.

Lula estará na Argentina de quarta (2) a quinta-feira (3) para participar da cúpula do Mercosul, da qual também participará o presidente argentino, Javier Milei —desafeto de Cristina, que é crítica ferrenha do ultraliberal.

O juiz Jorge Gorini confirmou a solicitação, mas disse que o tribunal ainda não havia respondido.

Condenada a seis anos de prisão e à inabilitação política perpétua por administração fraudulenta, Kirchner cumpre sua pena em seu apartamento na rua San José, no bairro Constitución, em Buenos Aires.

O tribunal que a condenou em primeira instância, presidido por Gorini, determinou entre outras medidas que ela deve pedir permissão para receber visitas além de seus familiares, médicos ou advogados.

Para que a eventual visita de Lula se concretize, a corte deve autorizar o pedido da defesa.

O Palácio do Planalto ainda não confirmou o encontro. “Ainda não sabemos. Agenda ainda em construção”, disse uma fonte do Planalto à AFP.

Esta será a primeira visita de Lula à Argentina desde a posse de Milei em dezembro de 2023, e não há previsão de uma reunião bilateral entre eles.

Há duas semanas, o ex-ministro Paulo Pimenta havia afirmado que Lula iria “fazer uma visita à sua amiga Cristina e transmitir pessoalmente a ela seu carinho e solidariedade” em uma entrevista a uma rádio argentina.

Dias depois, no entanto, a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Padovan, afirmou à AFP que “não tinha informação” sobre a eventual visita, já que a estadia de Lula na Argentina “é muito breve”. “Ele chega à noite, participa da reunião e retorna” ao Brasil, afirmou.

O Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, celebrará nos dias 2 e 3 de julho sua cúpula semestral de chefes de Estado no Palácio San Martín de Buenos Aires.

Na quarta-feira se reunirão os ministros da Economia e os chanceleres, e na quinta-feira ocorrerá a reunião plenária dos presidentes.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…