Perito da PF acompanhará integralmente a autópsia de Juliana Marins

Perito da PF acompanhará integralmente a autópsia de Juliana Marins

  • Brasil
  • 01/07/2025
  • No Comment
  • 22

Um perito da Polícia Federal (PF) acompanhará integralmente a nova autópsia do corpo da brasileira Juliana Marins, marcada para esta quarta-feira (2/7), no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro do Rio de Janeiro. A medida foi definida em audiência realizada nesta terça-feira (1º/7), com participação da Advocacia-Geral da União (AGU), da Defensoria Pública da União (DPU) e do governo estadual do Rio.

O corpo de Juliana chegou ao Brasil no final da tarde desta terça, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e foi transportado para o Rio de Janeiro por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O traslado até o IML será feito pelo Corpo de Bombeiros do estado, sob escolta e monitoramento da PF.

Juliana morreu após cair durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, na última semana. A nova perícia no Brasil foi solicitada pela família, que busca esclarecer divergências no laudo feito por autoridades indonésias, sobretudo em relação ao momento da morte.

Conforme a AGU, o perito da PF prestará apoio técnico durante todo o procedimento, acompanhando diretamente os trabalhos da equipe do IML. A iniciativa visa garantir rigor científico e transparência na análise das causas da morte da jovem.


Cronologia do caso:

  • Sábado (21/6): Juliana Marins fazia uma trilha no Monte Rinjani e caiu cerca de 200 metros em terreno íngreme do vulcão. Buscas começaram, e a turista foi filmada por drone sentada na encosta. Nas imagens ela ainda se mexia.
  • Domingo (22/6): Resgate foi suspenso por causa das condições climáticas na região, com muita neblina. Itamaraty informou que estava em contato direto com autoridades locais
  • Segunda-feira (23/6): Drone operado por resgatistas chegou até a jovem. Ela aparecia imóvel a 400m do penhasco do vulcão.
  • Terça-feira (24/6): Equipes de resgate encontraram o corpo de Juliana a 600m de profundidade.
  • Quarta-feira (25/6): O corpo da brasileira foi retirado do Monte Rinjani, já sem vida. Juliana foi içada com uso de cordas. O processo de evacuação por helicóptero não pôde ser realizado devido às condições climáticas.

1 de 5

Juliana Marins

Reprodução

2 de 5

Juliana Marins

Reprodução/Instagram

3 de 5

Juliana Marins com pai, mãe e irmã

Reprodução/Instagram

4 de 5

Juliana Marins

Reprodução/Instagram

5 de 5

Juliana Marins

Instagram/Reprodução

Nova autópsia

Os detalhes da nova autópsia foram homologados em audiência entre os órgãos federais e estaduais, realizada de forma virtual.

A família Marins contestou a condução da primeira autópsia, feita na Indonésia, e denunciou a falta de acesso ao laudo antes da divulgação oficial à imprensa local.

Diante do novo exame, a expectativa é que a nova necropsia aponte com mais precisão a causa da morte e ajude a esclarecer se Juliana poderia ter sobrevivido por mais tempo após a queda, como sugerem imagens feitas por drones no local do acidente.

A família espera que os dados subsidiem eventual responsabilização por omissão ou falhas no resgate.

A Prefeitura de Niterói, cidade onde Juliana vivia, arcou com os custos do traslado internacional. A autópsia no Rio é vista pelos familiares como um passo importante para garantir justiça e respeito à memória da jovem.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de…

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (25) a parcela de julho do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição…
Unicamp divulga edital do vestibular 2026; confira – 23/07/2025 – Educação

Unicamp divulga edital do vestibular 2026; confira – 23/07/2025…

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) publicou nesta quarta-feira (23) o edital do vestibular 2026. Ao todo, serão oferecidas 3.368 vagas…
Corpo de Preta Gil chega ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Corpo de Preta Gil chega ao Theatro Municipal do…

O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro por volta das 7h desta sexta-feira (25/7).…