Caso Juliana Marins vira debate político nas redes sociais – 30/06/2025 – Encaminhado com Frequência

Caso Juliana Marins vira debate político nas redes sociais – 30/06/2025 – Encaminhado com Frequência

A morte de Juliana Marins, turista brasileira que caiu em uma trilha no monte Rinjani, na Indonésia, comoveu o país e gerou forte repercussão nas redes sociais. Desde que seu desaparecimento foi anunciado, e principalmente após a confirmação do óbito, o caso ganhou espaço em grupos públicos de WhatsApp e Telegram. A tragédia pessoal rapidamente se transformou em um caso de debate coletivo, seja pela situação da queda e dos riscos envolvidos na trilha como também pelas circunstâncias das tentativas de resgate.

De acordo com o monitoramento em tempo real da Palver em mais de 100 mil grupos públicos de mensageria, o nome de Juliana Marins atingiu picos de menção dos dias 25 a 27 de junho. O conteúdo incluiu desinformação, julgamento moral e ataques direcionados. Em vários grupos, principalmente os de maior tendência ideológica, a narrativa deixou de ser sobre Juliana e passou a ser sobre aquilo que ela simbolizava para cada lado.

Entre os grupos de esquerda, Juliana foi tratada como vítima de um acidente trágico, e as discussões se voltaram para as dificuldades do resgate, a ausência de suporte consular e a indiferença das autoridades indonésias. Algumas mensagens também direcionaram críticas à imprensa por espetacularizar a morte da jovem, transformando-a em entretenimento.

Houve ainda uma série de críticas à agência de turismo responsável pelo passeio de Juliana. Os usuários tiveram como base as matérias citando Mariana Marins, irmã da vítima e que destacou o descaso da empresa com a família desde o primeiro momento, uma vez que teriam sido informados pelo acidente por outros turistas que passavam pelo local.

Nos grupos alinhados à direita, algumas mensagens buscaram enquadrar Juliana como “esquerdista” ou parte de uma “elite progressista que despreza o Brasil e idolatra o exterior”. Foram frequentes as insinuações de que ela estaria envolvida em um turismo “irresponsável”, acompanhado de ironias sobre o fato de ter morrido em um país de maioria muçulmana.

Outras mensagens mais extremadas, ainda nos grupos de direita, chegaram a insinuar que Juliana foi usada como “instrumento” para desviar atenção de notícias que afetariam o governo Lula. Esse tipo de mensagem ganhou intensidade na última quinta-feira (26), a partir do momento em que Lula anunciou em sua conta do X que havia falado com Manoel Marins, pai de Juliana, e que havia se responsabilizado pelo translado do corpo até o Brasil.

Para que pudesse realizar o pagamento à família, Lula precisou alterar um decreto de 2017 que impedia o Itamaraty de realizar esse tipo de custeio. Apesar dos esforços do governo federal, no último sábado (28), a Prefeitura de Niterói, cidade em que a jovem morava, anunciou que arcou com as despesas do traslado, transferindo à família o valor de R$ 55 mil. Além disso, o prefeito da cidade, Rodrigo Neves (PDT), também informou a realização de uma homenagem para Juliana ao dar seu nome a um dos mirantes da cidade.

Nas redes sociais e também na imprensa, a quantidade de informações, verdadeira ou não, sobre casos que ganham repercussão nacional, como o de Juliana, faz com que o tema seja facilmente capturado por interesses diversos, seja na tentativa de polarizar a discussão, seja na busca por engajamento. Por essa razão, iniciativas como a ferramenta de IA para checagem de fatos anunciada na última sexta-feira (27), são fundamentais para o fortalecimento do debate digital e do aumento da confiança no jornalismo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…
Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Oportunidades Para Operador De Estoque E Vendedor Técnico

Sobre a Autoglass: A Autoglass é um Grupo brasileiro que acredita no poder da inovação e da tecnologia para transformar negócios,…