Trump diz ter poupado líder do Irã de “morte feia”

Trump diz ter poupado líder do Irã de “morte feia”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira (28) que salvou o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de “uma morte muito feia e ignominiosa” durante os bombardeios conduzidos por Israel ao longo de 12 dias. Em mensagem publicada em sua rede Truth Social, o presidente americano ainda revelou mágoa com declarações do aiatolá após o cessar-fogo, o que o levou a abandonar uma proposta de alívio de sanções contra Teerã.

“Seu país foi dizimado, suas três instalações nucleares malignas foram obliteradas, e eu sabia exatamente onde ele estava abrigado. Não permitiria que Israel, ou as Forças Armadas dos EUA — as maiores e mais poderosas do mundo — tirassem sua vida. Eu o salvei de uma morte muito feia e ignominiosa, e ele não precisa dizer ‘obrigado, presidente Trump!’”, postou o líder dos Estados Unidos.

A publicação foi uma resposta direta ao discurso de Khamenei, que um dia antes havia declarado que o Irã “deu um tapa severo na cara da América” ao reagir militarmente após os ataques israelenses. O aiatolá também afirmou que a República Islâmica havia vencido o conflito, e que qualquer nova agressão seria punida com um “preço alto”.

A fala incomodou Trump. “Por que o chamado ‘Líder Supremo’, o aiatolá Ali Khamenei, do Irã, país devastado pela guerra, diria de forma tão descarada e tola que venceu a guerra contra Israel, quando sabe que sua declaração é mentira?”, questionou o presidente na rede Truth Social. 

Segundo o líder americano, os Estados Unidos estavam prontos para apresentar um pacote de propostas ao Irã com o objetivo de retomar negociações sobre o programa nuclear do país. O plano apontava para  o fim das sanções, a liberação de ativos congelados e até uma linha de crédito para o setor energético, além de flexibilizações para a venda de petróleo. Porém, a resposta de Khamenei levou Trump a desistir do plano.

“Estávamos preparando medidas que teriam dado ao Irã uma chance real de recuperação rápida e completa. Mas com essa declaração de raiva, ódio e repulsa, não será possível seguir nesse caminho”, reforçou o presidente dos EUA.

Representantes dos Estados Unidos haviam cogitado uma nova rodada de conversas com Teerã, mas diante da situação não confirmou qualquer intenção de retornar o diálogo.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…