Haddad critica modelo econômico liberal de Milei

Haddad critica modelo econômico liberal de Milei

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou abertamente o modelo econômico liberal adotado pelo presidente argentino Javier Milei. Em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (27), Haddad afirmou que empresários brasileiros que exaltam as políticas do país vizinho ignoram o impacto social das medidas implementadas.

“Vejo muito empresário defender o Milei. Geralmente, é alguém que não conhece a periferia de Buenos Aires”, afirmou. “Cinquenta, sessenta por cento da população vive abaixo da linha da pobreza. E com o câmbio sobrevalorizado, problemas virão em breve. Se não fosse o Fundo Monetário Internacional (FMI), a situação já teria se deteriorado”, completou.

Haddad disse que o Brasil não precisa adotar medidas drásticas como as promovidas por Milei, que têm incluído cortes severos nos gastos públicos e redução do Estado. Embora esses ajustes tenham reduzido a inflação e estimulado investimentos, o ministro brasileiro defendeu uma trajetória mais cautelosa.

“Não precisamos de nada disso. Podemos e devemos seguir com ajustes graduais, semestre a semestre, como temos feito. Corrigindo rubricas, melhorando indicadores. Assim, em 2027, não teremos uma nuvem sombria pairando sobre o país”, disse.

Em meio às dificuldades para avançar com sua agenda fiscal, Haddad mencionou que o Ministério da Fazenda analisa uma proposta solicitada por líderes do Congresso para um possível ajuste linear nos benefícios, com preservação das isenções previstas na Constituição.

O ministro reforçou ainda a necessidade de reaproximação entre o Executivo e o Legislativo para viabilizar as reformas necessárias. Ele sugeriu a criação de uma mesa de diálogo com representantes do governo e da oposição para discutir os gastos públicos.

Apesar do tom conciliador, Haddad tem insistido em apontar que o Congresso favorece o “andar de cima”, enquanto o governo tenta proteger os mais pobres nas negociações de ajuste fiscal.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…