O palpite de um criminalista sobre os sinais de Moraes – 28/06/2025 – Elio Gaspari

O palpite de um criminalista sobre os sinais de Moraes – 28/06/2025 – Elio Gaspari

Um criminalista que já viu de tudo leu a ata da acareação do tenente-coronel Mauro Cid com o general Braga Netto e achou que o ministro Alexandre de Moraes pegou leve com os dois militares. Com Mauro Cid ele já conseguiu um acordo de colaboração e com Braga Netto as provas podem se revelar ralas.

Como o Alexandre bonzinho não existe, é possível que ele esteja mandando sinais de fumaça para o outro lado da montanha. Lá está, preso desde novembro passado, o general da reserva Mário Fernandes.

Em novembro de 2022 ele era o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência e imprimiu no Palácio do Planalto o mirabolante projeto do “Punhal Verde-Amarelo”. Ele previa o assassinato de Alexandre de Moraes, de “Jeca” (Lula, presidente eleito), “Joca” (Geraldo Alckmin, seu vice) e “Juca” (provavelmente o ex-ministro José Dirceu).

O relatório das investigações da Polícia Federal e a denúncia da Procuradoria-Geral da República deram ao “Punhal Verde-Amarelo” o devido crédito, mas podem ter exagerado encurtando a distância entre querer e fazer.

A História de Pindorama registra um só atentado (mal sucedido) contra o presidente da República. Ele aconteceu em 1897, e Prudente de Moraes escapou ileso. Planos houve vários, uns três só contra João Goulart.

Saindo-se de Pindorama e do século 21, matanças semelhantes foram raras. A maior delas foi o assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865. Pelo plano, morreriam também seu vice e o secretário da Guerra. O vice atracou-se com o matador e assumiu a presidência. O assassino designado para o secretário da Guerra tomou um porre e faltou.

O “Punhal Verde-Amarelo” enumerou o armamento necessário para aos atentados, incluindo pistolas, metralhadora e granada (o único equipamento obtido por integrantes da trama golpista foi um iPhone 12, comprado por R$ 2.500 em espécie pelo oficial Rafael de Oliveira).

O general Mário Fernandes foi um ativo colaborador dos acampamentos que pediam o golpe. No final de 2022, ele esperava que Bolsonaro assinasse o decreto instituindo estado de defesa ou mesmo o estado de sítio e escreveu:

“Meu amigo, estamos em uma luta ferrenha para que esse bendito Decreto seja assinado! […] Esperamos que isso ocorra ainda nesta semana” (como é sabido, Bolsonaro não assinou decreto algum).

No dia 7 de novembro, Fernandes escreveu ao general Freire Gomes, comandante do Exército, falando de um “evento disparador, como no passado”: “É agora ou nunca mais, comandante, temos que agir”.

No dia 9, o general imprimiu o plano “Punhal Verde Amarelo”.

O general Mário Fernandes foi preso no primeiro arrastão do ministro Alexandre de Moraes e comemorou seu 61º aniversário preso num quartel. Até agora não deu sinais de que pretenda colaborar. Contudo, a mão pesada do Supremo Tribunal, pode aplicar-lhe, no barato, uma condenação a 24 anos de cadeia. (Dona Débora do batom pegou 14.) Nesse caso, ele só teria direito a uma progressão da pena que lhe permitisse cumpri-la a partir de 2028, quando teria completado 64 anos. Poderia trabalhar fora do cárcere, mas teria que dormir nele. Prisão domiciliar, só depois.

A turma do golpe torce por uma derrota do PT na eleição do ano que vem, provavelmente seguida por algum tipo de indulto. É uma alternativa esperançosa para quem está solto. Para um oficial do Exército que comandou os kids pretos e chegou à patente de general palaciano, aproximar-se dos 70 anos trancado em casa é um sofrido entardecer.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Laudos e orçamentos não refletem realidade em 72% das obras da educação, aponta CGU

Laudos e orçamentos não refletem realidade em 72% das…

Laudos e orçamentos não refletem realidade em 72% das obras da educação, aponta CGU A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que…
Semelhança de Adriano Imperador com os três filhos em nova foto surpreende

Semelhança de Adriano Imperador com os três filhos em…

Idênticos! Grande semelhança de Adriano Imperador com os três herdeiros chocou internautas após o ex-jogador dividir nova foto em família O…
Funcamp divulga novo processo seletivo para Médico

Funcamp divulga novo processo seletivo para Médico

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp divulgou edital de processo seletivo Funcamp n° 55/2025 com objetivo de contratar um profissional para…