Datafolha: Itália é destino dos sonhos do paulistano – 25/06/2025 – Turismo

Datafolha: Itália é destino dos sonhos do paulistano – 25/06/2025 – Turismo

A Itália não sai da cabeça do paulistano. E nem estamos falando do recente caso de amor da torcida da seleção brasileira com o mister italiano Carlo Ancelotti, um dos mais prestigiados do mundo e primeiro estrangeiro a comandar o Brasil.

Esse carinho com o país europeu foi detectado no mais recente levantamento do Datafolha para o especial Viaja São Paulo, que destacou o destino em múltiplas categorias —e foi realizado em março, portanto, antes do anúncio de Ancelotti.

No tópico destino histórico, por exemplo, a Itália venceu pela quarta vez em quatro anos possíveis, repetindo os 15% de 2024. Neste ano, porém, tivemos um empate técnico. Com quem? Roma, a capital italiana, que recebeu 13% das menções —praticamente uma disputa de compadres.

Entre os locais dos sonhos dos turistas, o país da bota obteve 7% da preferência dos entrevistados e ficou em um tríplice empate, na margem de erro, com Japão e Grécia, ambos com 5%.

Já os ótimos rótulos de regiões como Toscana, Puglia e Piemonte podem ter influenciado no resultado entre os destinos para vinhos: registrou 10% —em novo empate técnico, desta vez, com os sul-americanos Chile (11%) e Argentina (9%).

Por fim, na nova categoria destino gastronômico internacional, não teve para ninguém: Itália com 35%, contra distantes 7% dos franceses.

Não é difícil entender essa fixação com os italianos, afinal, estima-se que só a capital paulista abrigue entre 15 e 20 milhões de descendentes italianos, o que coloca São Paulo entre as maiores comunidades italianas fora do país europeu.

Na mesa, a época junina é uma das mais vibrantes para a comunidade italiana, com as macarronadas das “nonnas” feitas em grandes panelões, além de fogazzas, pizzas, cannolis e outras delícias, que marcam presença em celebrações, como a Festa de São Vito e a da Nossa Senhora de Achiropita.

Como destino histórico, Itália e Roma —mencionados separadamente na pesquisa— de certa forma se confundem. Afinal, Roma era a capital do antigo Império Romano.

Nem era preciso uma forcinha do cinema, com “Gladiador” e a recente continuação, para o Coliseu romano ser um dos pontos mais visitados do mundo e símbolo da Cidade Eterna —além de Patrimônio Mundial da Unesco.

Já o Vaticano, cidade-estado incrustada em Roma, teve um aumento significativo no já grande número de visitantes após a morte do papa Francisco, sucedido agora por Leão 14 —incluindo muitos do Brasil, país com maior população católica do mundo.

Já a Grécia, também citada como destino histórico e considerada o berço da civilização ocidental, tem suas belezas turísticas mais concentradas em Atenas, onde está a Acrópole, com o Templo de Partenon.

No entanto, diferente da Grécia, a Itália é um dos países que mais combate o turismo de massa —ao lado de Espanha e França. Recentemente, cidades como Roma, Palermo e Milão registraram protestos de moradores. Em Veneza, aumentou o número de dias em que turistas que não pernoitam na cidade precisam pagar uma taxa.

O fenômeno não só compromete a qualidade de vida dos moradores como a própria experiência do turista. Mas, por enquanto, nada que comprometa o sonho do turista paulistano.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Daniela Mercury revela por que não foi ao velório de Preta Gil

Daniela Mercury revela por que não foi ao velório…

Preta Gil foi velada na manhã desta sexta-feira (25/7), no Rio de Janeiro, em uma cerimônia marcada por emoção e homenagens.…
SES PA está com edital de processo seletivo aberto

SES PA está com edital de processo seletivo aberto

O edital nº 02/2025 – PSS/SESPA foi divulgado para promover o processo seletivo SES PA, que visa contratar profissionais de nível…
Alife nino abre Vagas diversos cargos – Ipanema

Alife nino abre Vagas diversos cargos – Ipanema

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…