Pesquisadores criam ‘Arca de Noé’ dos micróbios; saiba mais

Pesquisadores criam ‘Arca de Noé’ dos micróbios; saiba mais

  • Goiás
  • 27/06/2025
  • No Comment
  • 27

CIÊNCIA

Arca de Noé dos micróbios deve ser instalada na Suíça, no Canadá ou em outro país de características parecidas

Arca de Nóe guarda reserva de micróbios (Foto: Pixabay)

Um grupo formado por mais de 100 pesquisadores de pelo menos 32 países uniram esforços na construção de uma ‘Arca de Noé” dos micróbios, em uma tentativa de proteger a fauna microbiótica das crescentes ameaças que os humanos estão criando à vida no planeta Terra.

O grupo, que já tem apoio financeiro de ONGs, universidades, governos e de doadores particulares, discute agora onde essa ‘Arca de Noé’ vai se estabelecer. Existe a preferência por países de clima frio, como Suíça e Canadá, ou outras localidades parecidas. O projeto foi detalhado em um artigo publicado na revista Nature Communications, em celebração ao Dia Mundial do Microbioma (27 de junho).

O artigo afirma que o projeto começou a ser desenvolvido em 2018 e foi batizado como Microbiota Vault. Inspirou-se no Svalbard Global Seed Vault, um gigantesco banco de sementes construído em 2008 próximo da localidade de Longyearbyen, no Pólo Norte, ao curso de 8,8 milhões de dólares na época.

Durante a fase piloto do projeto, foram coletadas mais de 2 mil amostras fecais e alimentos fermentados de diferentes regiões do mundo. As amostras estão armazenadas temporariamente sob condições criogênicas na Universidade de Zurique. O próximo passo é atingir a marca de 10 mil amostras até 2029, com apoio de governos para garantir recursos de longo prazo.

A partir de agora, o foco dos pesquisadores está em ampliar a coleção de amostras microbianas, com o objetivo de coletar, armazenar e proteger microrganismos benéficos antes que desapareçam.

Segundo a professora Maria Gloria Dominguez-Bello, presidente da iniciativa e pesquisadora da Universidade Rutgers, o uso excessivo de antibióticos, cesarianas e a alimentação artificial em bebês têm reduzido a diversidade de microrganismos intestinais, com impactos em doenças autoimunes e metabólicas.

Na agricultura, práticas intensivas com pesticidas danificam o microbioma do solo. Já no meio ambiente, fatores como poluição e mudanças climáticas afetam o equilíbrio dos microrganismos naturais.

Leia também

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Enem 2025 tem mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados; alta é de 11% em relação a 2024 | Enem 2025

Enem 2025 tem mais de 4,8 milhões de inscritos…

Entre os inscritos confirmados, 3.049.710 foram isentos do pagamento da taxa, enquanto 1.761.628 pagaram o valor integral. Além disso, 98.558 candidatos…
Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após polêmica

Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do…

Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz, publicou uma nota nas redes sociais pedindo respeito após a falsa notícia de que o…
Prefeitura de São José dos Campos

Prefeitura de São José dos Campos

No estado de São Paulo, novas oportunidades para a área da educação estão sendo promovidas por meio do edital n.º 001/2025,…