Trump estenderá de novo prazo de venda do TikTok – 17/06/2025 – Mercado

Trump estenderá de novo prazo de venda do TikTok – 17/06/2025 – Mercado

A Casa Branca disse nesta terça-feira (17) que permitirá que o TikTok continue operando nos EUA por mais 90 dias, estendendo o prazo para que sua proprietária chinesa se desfaça de uma participação no aplicativo para satisfazer a lei americana.

“O presidente [Donald] Trump assinará um decreto adicional nesta semana para manter o TikTok funcionando”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Como ele disse muitas vezes, o presidente Trump não quer que o TikTok seja desativado”.

“Essa extensão durará 90 dias, período que o governo usará para garantir que este acordo seja fechado para que o povo americano possa continuar a usar o TikTok com a garantia de que seus dados estão seguros e protegidos.”

O Congresso americano aprovou no ano passado uma lei para forçar a chinesa ByteDance, dona do TikTok, a vender o aplicativo ou enfrentar uma proibição nos EUA.

Trump prometeu “salvar” o aplicativo e já estendeu o prazo duas vezes —primeiro de janeiro para abril, e depois de abril para 19 de junho— após não conseguir fechar um acordo, que requer aprovação da China.

Antes do prazo de abril, a Casa Branca estava prestes a fechar um acordo que separaria o TikTok da ByteDance e criaria uma empresa americana para receber novos investimentos, diluindo as participações dos investidores chineses.

Sob os termos desse acordo, investidores, incluindo Andreessen Horowitz e Blackstone, teriam cerca de metade do negócio do TikTok nos EUA, enquanto grandes investidores existentes, incluindo General Atlantic, Susquehanna e KKR, deteriam cerca de 30% da nova entidade.

O Financial Times informou anteriormente que a Casa Branca havia considerado outros potenciais investidores externos, incluindo a estrela de mídia de direita Tucker Carlson.

A ByteDance informou à Casa Branca e aos investidores que Pequim estava disposta a aprovar o acordo, segundo um interlocutor a par do assunto. Mas depois que Trump anunciou tarifas sobre a China e outros países em 2 de abril, a ByteDance informou aos investidores que Pequim havia rescindido sua aprovação.

A Casa Branca estava esperando que as tensões comerciais entre EUA e China diminuíssem antes de tentar ressuscitar o acordo, segundo a pessoa.

Em 2020, durante seu primeiro mandato como presidente, Trump agiu para bloquear o TikTok, escrevendo em um decreto que a coleta de dados do aplicativo “ameaça permitir que o Partido Comunista Chinês tenha acesso a informações pessoais e proprietárias dos americanos”.

No entanto, Trump mudou sua abordagem em relação à plataforma depois de usá-la para alcançar eleitores mais jovens na eleição de 2024. Em maio, Trump disse à NBC que “há um pequeno lugar especial em meu coração para o TikTok”.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

MEC anuncia nova oportunidade de renegociação de dívidas do Fies a partir de novembro

MEC anuncia nova oportunidade de renegociação de dívidas do…

Diploma digital passa a ser obrigatório no Brasil: entenda o que muda O Ministério da Educação (MEC) anunciou neste sábado (26)…
Ex-BBB Renata Saldanha revela seu primeiro gasto com o prêmio do Big Brother

Ex-BBB Renata Saldanha revela seu primeiro gasto com o…

Ex-BBB Renata Saldanha conta qual foi a primeira coisa que fez com o dinheiro do prêmio milionário do Big Brother Brasil…
Prefeitura de Major Gercino – SC: 10 vagas em chamada pública

Prefeitura de Major Gercino – SC: 10 vagas em…

A nova chamada pública Prefeitura de Major Gercino, em Santa Catarina, por meio do edital n.º 001/2025, visa selecionar 10 profissionais…