Cartões de crédito usam salas Vip para atrair clientes – 25/06/2025 – Turismo

Cartões de crédito usam salas Vip para atrair clientes – 25/06/2025 – Turismo

As viagens se popularizaram muito, mas viajar ainda é uma privilégio dos mais abastados. Por isso, nao é de hoje que bancos e cartões de crédito investem nesse universo para tentar conquistar novos clientes. E nessa batalha, as salas VIP, originalmente um benefício das companhias aéreas aos seus clientes mais fiéis, se tornaram a principal isca dos cartões que querem ampliar sua fatia de mercado.

Para os paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa Viaja São Paulo, quem tem mandado melhor nessa corrida é a Visa, eleita o melhor cartão de crédito internacional por 21% dos respondentes – tecnicamente no mesmo patamar do ano passado, quando venceu a mesma categoria com 19% dos votos. Principal concorrente da Visa, a Mastercard é a favorita de 15% dos entrevistados, repetindo sua marca do ano anterior.


No aeroporto de Guarulhos, por exemplo, quem tem um cartão Visa Infinite pode furar a longa fila da inspeção de segurança através de um caminho exclusivo chamado Fast Pass. E uma vez dentro da sala de embarque, a bandeira também oferece, desde 2022, o Visa Infinite Lounge, que foi sua primeira sala VIP própria no mundo todo e que, já no ano passado, dobrou sua capacidade de atendimento.

Como a demanda por comodidades em viagens não parece cessar, neste mês a Visa anunciou duas novidades que também estão aterrissando primeiro no mercado brasileiro: o lançamento do cartão Visa Infinite Privilege, exclusivo aos clientes de altíssima renda (algo na casa dos R$ 300 mil por mês, ou um patrimônio acima dos R$ 30 milhões) convidados pelos bancos emissores; e o Privilege Lounge, uma sala VIP exclusiva aos portadores do novo cartão, que não recebe mais do que 38 passageiros por vez, sempre com reserva.

O cartão também oferece uma ida gratuita por ano de helicóptero ao aeroporto, descontos para quem quiser repetir a dose e um lifestyle manager, uma espécie de concierge dedicado a conhecer o perfil do portador do cartão e conectá-lo, proativamente ou sob demanda, durante uma viagem ou não, a experiências “irreproduzíveis”.

“Clientes como esses podem pagar por praticamente tudo o que quiserem. Nós queremos oferecer o que o dinheiro não compra”, disse Nuno Lopes Alves, country manager da Visa do Brasil, numa quase cutucada no seu principal concorrente.

Com três lounges no aeroporto de Guarulhos, a Mastercard, aliás, tem a melhor sala VIP para 7% dos entrevistados pelo Datafolha –num empate técnico com a Visa, que recebeu 5% dos votos. As salas VIP da Latam e do Bradesco vêm em seguida, respectivamente com 4% e 3% das respostas.

Neste ano, a sala mais restrita da Mastercard, a The Club, também exclusiva aos clientes convidados pelos bancos emissores, também deve ser ampliada, de 140 m² para quase 500 m². O principal diferencial do espaço é o menu à la carte e o serviço, que se assemelha ao de um restaurante –tudo pode ser pedido ao garçom, até mesmo uma água.

Com três lounges no aeroporto de Guarulhos, a Mastercard, aliás, tem a melhor sala VIP para 7% dos entrevistados pelo Datafolha –num empate técnico com a Visa, que recebeu 5% dos votos. As salas VIP da Latam e do Bradesco vêm em seguida, respectivamente com 4% e 3% das respostas.

Neste ano, a sala mais restrita da Mastercard, a The Club, também exclusiva aos clientes convidados pelos bancos emissores, também deve ser ampliada, de 140 m² para quase 500 m². O principal diferencial do espaço é o menu à la carte e o serviço, que se assemelha ao de um restaurante –tudo pode ser pedido ao garçom, até mesmo uma água.

Mas o que chama mais atenção nos resultados é o surgimento de novas marcas na memória dos viajantes paulistanos –as respostas à pesquisa são espontâneas, ou seja, sem opções predefinidas. Neste ano, por exemplo, marcas como Nomad (2%), BTG Pactual (1%) e XP (1%) apareceram pela primeira vez nas respostas da categoria melhor cartão de crédito internacional, como também aconteceu no ano passado com Inter, Wise e C6 Bank (que em ambas as edições oscilaram entre 2% e 3% dos votos). Com exceção da XP e da Wise, todos os citados oferecem salas VIP próprias em Guarulhos.

Nos anos anteriores à pandemia, entre 2016 e 2019, as bandeiras (como Visa, Mastercard e Amex) dominavam a lembrança dos paulistanos nesta categoria, somando mais de 60% das respostas. Já nas edições mais recentes da pesquisa, feitas no ano passado e neste, e após um hiato de cinco anos por causa da pandemia, essa soma caiu para 45%, enquanto os próprios bancos e fintechs (que não são concorrentes, mas sim clientes das bandeiras), têm aparecido na disputa –o que mostra a força desse tipo de benefício para estreitar a relação entre o universo financeiro e seus clientes viajantes.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café em supermercado de Aparecida

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café…

PREÇO ALTO Ao todo,12 pacotes de café e três bandeijas de mussarela estavam escondidas dentro da calça do idoso. Ele já…
Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro precisa “sair do caminho” para que o…
Universidade de Columbia vai pagar mais de R$ 1 bilhão para encerrar investigações de Trump | Mundo

Universidade de Columbia vai pagar mais de R$ 1…

A secretária de Educação, Linda McMahon, afirmou que a Columbia concordou em “punir estudantes que causaram graves interrupções nas operações do…