Livro resgata história dos PCs e videogames no Brasil – 25/06/2025 – Tec

Livro resgata história dos PCs e videogames no Brasil – 25/06/2025 – Tec

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

A história sempre é contada pelos vencedores. Ou, no caso da trajetória dos games e dos computadores pessoais, pelos grandes fundadores —personagens como Steve Jobs e Bill Gates, mentes por trás do sucesso da Apple e da Microsoft, respectivamente.

Para contar a história sob um ponto de vista brasileiro, o jornalista Henrique Sampaio teve de mergulhar na trajetória de empresas bem menos famosas globalmente, como a Brasoft. A companhia, brasileira, ajudou a popularizar os PCs no país com softwares adaptados ao mercado local.

A apuração se transformou no podcast “Primeiro Contato“, lançado em 2021. Em maio deste ano, Sampaio lançou o livro homônimo, sua obra de estreia e adaptação do programa em áudio. O material foi lançado na gamescom latam, feira realizada entre abril e maio em São Paulo.

“Primeiro Contato” evoca a nostalgia dos leitores ao reconstruir a trajetória da introdução dos computadores e dos videogames no Brasil entre os anos 1980 e 2000. Revela a história pouco conhecida de brasileiros que criaram uma indústria à margem dos grandes centros tecnológicos, como Estados Unidos e Japão. E desvenda conflitos políticos e econômicos que moldaram a indústria nacional.

O leitor também descobre bastidores das primeiras dublagens de jogos em português, as guerras entre revistas que distribuíam discos repletos de versões de demonstrações e o nascimento da indústria brasileira de games, marcada por atrasos tecnológicos.

O trabalho de Sampaio começou em meados de 2020. “Escrevi um texto sobre a Roberta Williams [designer de jogos e criadora do game ‘Mystery House’] e sua importância nesse meio tão masculino”, relembra. A partir desse artigo, começou a refletir sobre a história brasileira no segmento.

“Se a gente consegue fazer isso com a história dos games nos EUA, conseguimos fazer isso no Brasil. Por que não fomos protagonistas? Ninguém está contando essa narrativa. Todos já contaram a história dos ‘founding fathers’ [pais fundadores]”, afirma.

Na época, Sampaio viu nos podcasts uma mídia acessível para o trabalho, especialmente em um formato investigativo, inspirado em outros sucessos, como o “Projeto Humanos“, de Ivan Mizanzuk.

O jornalista conta que tinha medo de a narrativa ser direcionada a um nicho de público, mas a recepção dos ouvintes o surpreendeu. “Minha surpresa foi que muitas pessoas, assim como eu, tiveram um primeiro contato com computadores nessa época, nos anos 1980 e 1990. Elas encontraram no podcast uma janela para essa memória”, diz.

No século passado, as condições para ter acesso à internet em casa eram escassas. Para ter um computador, era preciso “se deslocar até uma loja, comprar a máquina, transportar uma caixa grande”, afirma Sampaio. E muitos brasileiros viam nas revistas da época manuais sobre o que fazer online. “Isso era um ritual.”

Transformar em livro o conteúdo fruto de mais de 50 entrevistas era uma demanda dos ouvintes. “Eles queriam ter esse conteúdo em versão ‘premium’. Ali, consegui trabalhar em uma bibliografia. O livro é muito mais adequado para pesquisadores e acabou fazendo sentido”, diz.

Um dos seus desafios, conta, foi revisar todos os roteiros que embasam o podcast. Caçar cada informação, que antes estava em áudio, e encontrar a fonte dela. Um trabalho minucioso de checagem e expansão do material. Outra barreira a ser superada foi aprender a linguagem utilizada na literatura.

A nova mídia permitiu que Sampaio trabalhasse com imagens de época. Além disso, o jornalista conta que pôde trazer uma abordagem de gênero à pesquisa. “A personagem mais importante do meu livro é a Cristina Zuccolo, que foi diretora da Brasoft. Ela foi responsável por encher as prateleiras dos mercados com jogos e produtos, e muito provavelmente ninguém havia mencionado o nome dela [na história], além de outras mulheres que foram invisibilizadas.”

Ao analisar o cenário brasileiro de games e de tecnologia, Sampaio afirma que a situação atual é um reflexo do passado. “Nossos atrasos tecnológicos não são só porque ‘brasileiro não investe em tecnologia’. Claro, isso aconteceu em uma época de hiperinflação e redemocratização… Mas muito disso se deu por interferências estrangeiras, uma proteção de mercado que não beneficiava o Brasil”, afirma.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Alone in the Dark (2024)

(PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S)

Remake do game clássico de horror e sobrevivência de 1992, “Alone in the Dark” chegou ao catálogo de jogos da PlayStation Plus em junho. Emily Hartwood recruta o detetive particular Edward Carnby para ajudar na busca por seu tio desaparecido, o que os leva à Mansão Derceto, lar para doentes mentais no sul gótico dos EUA. Na nova versão, Hartwood é interpretada pela atriz Jodie Comer, de “Killing Eve”, e Carnby é encarnado por David Harbour, de “Stranger Things”.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Bungie adiou indefinidamente “Martathon”, seu próximo jogo multiplayer. O game tinha lançamento previsto para 23 de setembro, mas vinha enfrentando alguns contratempos, incluindo uma acusação de plágio. Em nota, a desenvolvedora afirmou que o adiamento é resultado do feedback dos jogadores na fase alfa de testes.

  • A Nintendo está banindo consoles Switch 2 em que foram inseridos cartuchos MIG Switch, muito utilizado para rodar games piratas no Switch. Segundo o site Kotaku, a empresa não está inutilizando os consoles, mas impedindo os aparelhos de acessar a internet.

  • A Xbox anunciou uma nova parceria com a fabricante de processadores e placas de vídeo AMD para o desenvolvimento de chips para sua próxima geração de consoles. Em comunicado, a presidente do Xbox, Sarah Bond, indica que esses aparelhos serão baseados no Windows e funcionarão tanto na TV quanto de forma portátil.

  • A chinesa Tencent estaria considerando fazer uma proposta pela publisher coreana Nexon, conhecida pela série “MapleStory” e pelo multiplayer “The Finals”, afirmou a Bloomberg. O negócio foi duramente criticado por representantes da indústria coreana de games, que citaram inclusive riscos para a segurança nacional, e negado pela Tencent.

  • A plataforma Nexus Mods está mudando de mãos. Robin Scott, fundador do maior site de distribuição de modificações de jogos, disse em postagem que está passando o controle da plataforma para um novo grupo, mas deu poucos detalhes sobre os novos donos. Ele afirmou também que continuará envolvido na plataforma.

  • A Epic Games lançou um novo modo “battle-royale” para o jogo “Fortnite”. Chamado de Blitz Royale, o modo coloca até 32 jogadores para se enfrentarem em um mapa reduzido, com partidas que podem durar menos de cinco minutos. Pensada para dispositivos móveis, a novidade pode ser acessada em todas as plataformas até 15 de julho.

  • A desenvolvedora do popular jogo de realidade virtual “Beat Saber” anunciou que deixou de fazer atualizações na versão do game para PlayStation 4 e 5. Além disso, os modos multiplayer online serão desabilitados em 21 de janeiro. Segundo a empresa, que pertence à Meta, as versões para dispositivos da empresa e para PC continuarão sendo atualizadas.

  • Cerca de 3.000 consoles Switch 2 foram furtados de um caminhão no estado americano de Colorado. Segundo o site Kotaku, o motorista do veículo notou a ausência dos aparelhos em um posto de gasolina na cidade de Bennet, depois de fazer uma inspeção ao perceber que o baú do caminhão havia sido arrombado.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

25.jun

“I Am Your Beast” (PS 5, Xbox X/S)

“Marvel Mystic Mayhem” (Android, iOS)

“Once Upon A Puppet” (Switch)

26.jun

“Death Stranding 2: On The Beach” (PS 5)

“Front Mission 3: Remake” (Switch)

“Persona 5: The Phantom X” (Android, iOS, PC)

“Ruffy and the Riverside” (PC, PS 5, Xbox X/S, Switch)

“System Shock 2: 25th Anniversary Remaster” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S, Switch)

27.jun

“Tamagotchi Plaza” (Switch 1/2)

“Until Then” (Switch)

1º.jul

“Mecha Break” (PC, Xbox X/S)

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…