Governo Lula quer ampliar etanol na gasolina para baixar preços

Governo Lula quer ampliar etanol na gasolina para baixar preços

O governo federal deve aprovar o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%. Na manhã desta quarta-feira (25/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que debaterá o tema. Também será verificada a possibilidade de elevação de biodiesel no diesel de 14% para 15%.

O assunto já vem sendo analisado há meses pelo governo federal. Em fevereiro, no entanto, ficou decidido manter o percentual da mistura do biodiesel ao diesel em 14%, com o objetivo de conter a alta nos preços dos alimentos no país, que segue impactando as famílias brasileiras.


Entenda

  • O governo federal está propondo o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%. Simultaneamente, avalia-se a elevação do biodiesel no diesel de 14% para 15%. Essas medidas são debatidas no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
  • O Ministério de Minas e Energia (MME) considera que as propostas aumentam o uso de combustíveis renováveis produzidos no Brasil. Espera-se que contribuam para a redução de emissões e auxiliem o desenvolvimento econômico nacional.
  • As novas regras visam reduzir a dependência brasileira em combustíveis fósseis, diminuindo a necessidade de importações em momentos de incerteza global. O governo Lula vê a medida como uma forma de proteger o preço do combustível diante das tensões no Oriente Médio.

Agora, o Ministério de Minas e Energia (MME) considera que as medidas aumentam o uso de combustíveis renováveis produzidos no Brasil e podem contribuir para a redução de emissões, além de auxiliar o desenvolvimento econômico nacional.

“As novas regras também reduzem a dependência brasileira em combustíveis fósseis, diminuindo a necessidade de importações em um momento de incertezas no mercado global”, alega o ministério.

O CNPE é um órgão de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia. As propostas serão analisadas pelos ministros que compõem o colegiado. O conselho é formado, além do MME, por outras pastas, como Ministério da Fazenda e Ministério dos Transportes.

Vontade política

Como o Metrópoles mostrou nessa terça-feira (24/6), a mudança na mistura da gasolina interessa ao governo Lula como forma de tentar blindar o preço do combustível diante da tensão no Oriente Médio e da possível alta na conta de luz.

A ideia do governo é que a medida possibilite uma redução no preço da gasolina para o consumidor. Conforme os cálculos, caso o Brasil aumente a mistura de etanol, o país passará a ser autossuficiente em gasolina e não será afetado por variações do mercado global.

A expectativa é que a mudança cause uma queda no preço do combustível e, com isso, a inflação possa abaixar. Há temor de uma nova alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principalmente após o Congresso desenterrar uma série de jabutis na Lei das Eólicas Offshore que podem encarecer a energia.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Ministério da Saúde lança edital para seleção de médicos

Ministério da Saúde lança edital para seleção de médicos

O Ministério da Saúde (MS) publicou hoje (24) no Diário Oficial da União (DOU) edital para a seleção de médicos especialistas para…
Starlink, serviço de internet de Musk, apresenta instabilidade nesta quinta

Starlink, serviço de internet de Musk, apresenta instabilidade nesta…

Equipamento da Starlink, empresa de Elon Musk, exposta na Agrishow 2023 em Ribeirão Preto, SP Érico Andrade/g1 A Starlink, serviço de…
Terra esgota nesta quinta recursos ecológicos para 2025 – 24/07/2025 – Ambiente

Terra esgota nesta quinta recursos ecológicos para 2025 –…

Esta quinta-feira, 24 de julho, marca a data em que a humanidade consumiu a cota de recursos ecológicos de um ano…