Como tomar banho quente no frio sem agredir a pele – 24/06/2025 – Equilíbrio

Como tomar banho quente no frio sem agredir a pele – 24/06/2025 – Equilíbrio

  • Saúde
  • 24/06/2025
  • No Comment
  • 38

Com os termômetros despencando diante de frentes frias, é inevitável tomar banho bem quente. É nessa época que começam a circular os famosos memes de chuveiros soltando faíscas nas redes sociais. Porém, a água muito quente pode prejudicar a pele, causando ressecamento, o que torna essenciais os cuidados extras com a hidratação.

“É fundamental proteger a barreira cutânea, formada por lipídeos que criam películas de gordura responsáveis por reter água na derme”, explica Thiago Cunha, médico dermatologista do Espaço Arquétipo.

Como o hábito de banhos muito quentes resseca a derme, Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e fundadora da Sablier Clinique, orienta controlar o uso da água. “Uma alternativa é, após se aquecer, diminuir a temperatura para o restante do banho”, sugere.

Ambos os especialistas enfatizam a importância de manter a hidratação com produtos mais densos antes, durante e depois do banho. Veja as recomendações.

Antes do banho

Um truque de inverno, segundo Cunha, é aplicar óleos pré-banho nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pernas. O óleo protege contra a agressão da água quente e ajuda a preservar a barreira cutânea, formando uma película que impede a evaporação da umidade.

Os óleos vegetais são as melhores alternativas, como os de semente de uva ou romã.

Durante o banho

Como a derme já estará sensibilizada pelas altas temperaturas, Cunha recomenda evitar buchas, pois o excesso de atrito pode comprometer a defesa natural cutânea.

Além disso, o ideal é utilizar produtos de limpeza sem sabão e com tecnologia syndet —agentes suaves que higienizam sem agredir, protegendo assim a oleosidade natural.

Para reforçar a hidratação, é possível ainda usar óleos específicos para o banho.

Uma estratégia é focar a limpeza nas áreas íntimas e axilas, reduzindo o tempo total e minimizando o contato com a água quente.

Após o banho

O pós-banho é o momento da hidratação intensiva. É hora de aplicar cremes mais densos, como os com manteiga de karité. Também são indicados ativos como vitamina E, que protege contra danos dos radicais livres; ácido hialurônico —excelente também para o rosto devido ao seu potencial hidratante—; e ureia, que auxilia na retenção da umidade, deixando a derme mais macia e suave.

Para potencializar ainda mais o efeito hidratante, é possível aplicar uma camada de óleo natural para selar o creme.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Trump diz que imigração ilegal está “matando a Europa”

Trump diz que imigração ilegal está “matando a Europa”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que a imigração ilegal é uma “invasão” que está “matando…
Jogos Mundiais Universitários: Beatriz Freitas fatura 2ª prata do país

Jogos Mundiais Universitários: Beatriz Freitas fatura 2ª prata do…

O Brasil fechou esta sexta-feira (25) com mais uma medalha de prata nos Jogos Mundiais Universitários (JMU). A judoca paulista Beatriz…
Ato na USP defende soberania nacional diante de tarifaço de Trump

Ato na USP defende soberania nacional diante de tarifaço…

Representantes de movimentos sociais, partidos políticos, juristas, universidades, centrais sindicais e organizações da sociedade civil realizaram nesta sexta-feira (25) ato em defesa…