Ministério Público da Venezuela pede prisão de líder da oposição

Ministério Público da Venezuela pede prisão de líder da oposição

  • Brasil
  • 03/09/2024
  • No Comment
  • 15

O gabinete do procurador-geral da Venezuela disse nessa segunda-feira (02) que um tribunal emitiu um mandado de prisão para o líder da oposição Edmundo González, acusando-o de incitação e outros crimes em meio a uma disputa sobre se ele ou o presidente Nicolas Maduro venceram a eleição de julho.

O procurador-geral Tarek Saab compartilhou uma foto do mandado com a Reuters por meio de uma mensagem no aplicativo Telegram.

O Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela e seu tribunal superior declaram que Maduro foi o vencedor da eleição com pouco mais da metade dos votos, mas contagens publicadas pela oposição mostram uma vitória retumbante de González.

A oposição, alguns países ocidentais e órgãos internacionais, como um painel de especialistas das Nações Unidas, afirmaram que a votação não foi transparente e exigiram a publicação das apurações completas.

A oposição publicou o que diz serem cópias de mais de 80% dos resultados das urnas em um site público, enquanto o conselho eleitoral diz que um ataque cibernético na noite da eleição impediu a publicação dos resultados completos.

O procurador-geral Tarek Saab também iniciou investigações criminais contra a líder da oposição María Corina Machado e contra o site de contagem de votos da oposição, enquanto detenções de figuras da oposição e de manifestantes continuaram nas semanas que se seguiram à votação.

Os protestos resultaram em pelo menos 27 mortes e cerca de 2.400 prisões.

Acusações

O promotor Luis Ernesto Duenez solicitou a emissão de um mandado para González por usurpação de funções, falsificação de documentos públicos, instigação à desobediência da lei, conspiração e associação, todos supostamente cometidos contra o Estado venezuelano.

Um porta-voz de González disse que eles estavam aguardando qualquer notificação de um mandado, mas não fez comentários adicionais. A oposição sempre negou ter cometido qualquer irregularidade.

González ignorou três convocações para prestar depoimento sobre o site, potencialmente permitindo que um mandado fosse emitido para ele nesse caso.

Advogados consultados pela Reuters disseram que a lei venezuelana não permite que pessoas com mais de 70 anos cumpram penas em prisões, exigindo prisão domiciliar. Gonzalez completou 75 anos na semana passada.

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Raiz Educação Tem Vagas Para Assistente Comercial, Auxiliar De Relacionamento, Estágio E Mais 8 Cargos No RJ

Raiz Educação Tem Vagas Para Assistente Comercial, Auxiliar De…

Raiz Educação tem vagas para Assistente Comercial, Auxiliar de Relacionamento, Estágio e mais 8 cargos no RJ Sobre: A Raiz Educação…
O motivo religioso do figurino de Luedji Luna no R…

O motivo religioso do figurino de Luedji Luna no…

Continua após publicidade Luedji Luna após apresentação no Rock in Rio (Duda Monteiro de Barros/VEJA) Continua após publicidade A cantora Luedji Luna,…
Jovem é preso com motocicleta roubada e confessa autoria de assalto em Carmo do Cajuru

Jovem é preso com motocicleta roubada e confessa autoria…

Ele foi abordado pela PMR neste sábado (21) no distrito de São José dos Salgados. A Polícia Militar Rodoviária (PRM) prendeu…