Brasileiros formam o Quarteto Fantástico no Supermundial – 23/06/2025 – O Mundo É uma Bola

Brasileiros formam o Quarteto Fantástico no Supermundial – 23/06/2025 – O Mundo É uma Bola

Você conhece o Quarteto Fantástico? Eu conheço, desde bem pequeno, quando lia gibis da Marvel que traziam histórias de diversos heróis, entre eles o do grupo inicialmente chamado de Os Quatro Fantásticos, posteriormente de Quarteto Fantástico (Fantastic Four, em inglês).

Nesta Copa de Mundo de Clubes, o Supermundial da Fifa, os clubes brasileiros, incensados pelos resultados das duas primeiras rodadas, podem ser chamados de Quarteto Fantástico.

Com doses de heroísmo, o Botafogo derrotou o francês PSG, atual campeão europeu, por 1 a 0, e o Flamengo superou de virada (3 a 1) o inglês Chelsea, da poderosa e badalada Premier League. Ambos acumulam duas vitórias em duas partidas, e o rubro-negro classificou-se antecipadamente para as oitavas de final.

Palmeiras e Fluminense não ganharam de Porto (Portugal) e Borussia Dormund (Alemanha) na estreia, em dois jogos sem gols, porém foram superiores e exerceram essa superioridade, dessa vez com gols, nos triunfos diante de Al Ahly (Egito) e Ulsan (Coreia do Sul), respectivamente.

Sem exceção, os times brasucas merecem elogios, e seus treinadores, observando-se a personalidade de cada um, podem ser equiparados aos integrantes do Quarteto Fantástico, que adquiriram superpoderes ao serem expostos a radiação cósmica durante um voo espacial.

Abel Ferreira, 46, treinador do Palmeiras, deve ser comparado a Reed Richards (Senhor Fantástico, cujo poder é a elasticidade de seu corpo), devido à sua liderança baseada na estratégia e na sua busca pelo perfeccionismo.

Se bem que em muitos momentos o português assemelha-se mais a Ben Grimm (O Coisa, que em um corpo rochoso tem força sobre-humana), devido à intempestividade. Para ele, parece que quase sempre “Tá na hora do pau!” (bordão do super-herói).

Filipe Luís, 39, do Flamengo, é uma mescla de Senhor Fantástico com Mulher Invisível (Susan Storm, também senhora Richards, que, além do que está explícito no nome, cria campos de força invisíveis).

O ex-lateral esquerdo é um treinador tático que lê muito bem o jogo, sendo preciso nas substituições nas partidas, pragmático em seus objetivos (vencer como premissa), com grande força mental. E faz isso no “estilo Susan”: elevadas doses de observação, ações silenciosas e discretas, sem aparecer, “invisível”.

Renato Paiva, 55, do Botafogo, português como Abel, tem também características que o aproximam do Senhor Fantástico, nos quesitos estratégia, equilíbrio emocional, gestão de grupo.

Ele é também discreto, lembrando a Mulher Invisível, porém tem sua faceta de Coisa, menos pelos instantes “explosivos”, mais pela integridade e firmeza do personagem mais grotesco do Quarteto.

Por fim, Renato Portaluppi, 62, do Fluminense. Com ar de galã, mantido desde quando jogador (ponta-direita dos ótimos, driblador, corajoso, endiabrado), Renato Gaúcho é um técnico enérgico, espontâneo, carismático, irônico e irreverente. Exatamente como o boa-pinta e conquistador Johnny Storm (Tocha Humana, que voa com o corpo inflamado depois de bradar “Em chamas!” e dispara rajadas de fogo nos inimigos).

A confiança, a vibração e o carisma de Renato contagiam os jogadores e os torcedores, inspirando-os e motivando-os. Não é um estrategista como Abel, Filipe ou o xará Paiva, não é “invisível” como Filipe ou o xará Paiva, mas tem seus momentos de Coisa, com rompantes de passionalidade e respostas diretas, sem papas na língua, a críticos e interlocutores, não se preocupando em ser inconveniente ou ofensivo.

Com seus técnicos à feição dos heróis do Quarteto Fantástico da Marvel, é de se se esperar que o Quarteto Fantástico do Brasil na Copa do Mundo continue, cada um por si, a ganhar batalhas difíceis, quiçá épicas, nos próximos dias e semanas.

O destino de cada um continuará sendo traçado, positiva ou negativamente. Lembrando que o maior inimigo do Quarteto nas histórias em quadrinhos é o Doutor Destino, a ser incorporado em cada próximo adversário estrangeiro no Supermundial.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após polêmica

Filha de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do…

Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz, publicou uma nota nas redes sociais pedindo respeito após a falsa notícia de que o…
Prefeitura de São José dos Campos

Prefeitura de São José dos Campos

No estado de São Paulo, novas oportunidades para a área da educação estão sendo promovidas por meio do edital n.º 001/2025,…
Vendedor(a) – 03 Vagas – Jardim Sulacap

Vendedor(a) – 03 Vagas – Jardim Sulacap

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…