Justiça derruba lei de cartazes antiaborto no Rio – 21/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

Justiça derruba lei de cartazes antiaborto no Rio – 21/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 21/06/2025
  • No Comment
  • 21

A Justiça do Rio de Janeiro anulou os efeitos da lei que obrigava hospitais da rede municipal da capital carioca fixar cartazes com mensagens antiaborto. A medida foi sancionada em forma de lei pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no último dia 12.

Decisão judicial da última quinta-feira (19) atendeu pedido de ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e fixou multa diária de R$ 1.000 por estabelecimento que mantiver os cartazes.

Em nota, a gestão Paes afirmou que estão suspensos os efeitos até que se julgue sua constitucionalidade

A lei determinava que hospitais, clínicas de planejamento familiar e outros estabelecimentos de saúde municipais coloquem em locais visíveis cartazes ou placas com os dizeres: “Você tem direito a doar o bebê de forma sigilosa. Há apoio e solidariedade disponíveis para você. Dê uma chance à vida!”; “Você sabia que o nascituro é descartado como lixo hospitalar?” e “Aborto pode acarretar consequências como infertilidade, problemas psicológicos, infecções e até óbito”.

Em caso de descumprimento da lei, o estabelecimento ou o gestor responsável pelo local podem sofrer sanções como advertência e multa de R$ 1.000 em caso de reincidência.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Chefe de RH flagrada com CEO em show do Coldplay também se demite

Chefe de RH flagrada com CEO em show do…

Chris Martin se surpreende com reação de casal em show do Coldplay Kristin Cabot, a diretora de RH da Astronomer que…
Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café em supermercado de Aparecida

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café…

PREÇO ALTO Ao todo,12 pacotes de café e três bandeijas de mussarela estavam escondidas dentro da calça do idoso. Ele já…
Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

Haddad pede que Bolsonaro deixe governo negociar com EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro precisa “sair do caminho” para que o…