Planeta deve esgotar ‘orçamento’ de carbono em até 3 anos – 19/06/2025 – Ambiente

Planeta deve esgotar ‘orçamento’ de carbono em até 3 anos – 19/06/2025 – Ambiente

As emissões de gases de efeito estufa, em níveis recordes, devem esgotar o “orçamento” de carbono do planeta em até três anos, superando mais um marco preocupante e reduzindo drasticamente as chances de limitar o aquecimento global a 1,5°C, segundo cientistas.

O chamado orçamento de carbono representa a quantidade máxima de gases-estufa que pode ser emitida para manter uma chance de 50% de limitar o aquecimento a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, meta preferencial do Acordo de Paris, de 2015.

Essa meta parece cada vez mais inalcançável, afirmou Joeri Rogelj, professor de ciência e política climática no Imperial College London e coautor de um estudo conduzido por mais de 60 cientistas internacionais, publicado na revista Earth System Science Data nesta quinta (19).

“Seja qual for o caminho adotado, há uma probabilidade muito alta de atingirmos —e até ultrapassarmos— 1,5°C, e níveis ainda mais altos de aquecimento”, disse Rogelj. “Já estamos em um momento decisivo para evitar aumentos ainda maiores de temperatura.”

Segundo o estudo, tanto o nível quanto o ritmo do aquecimento global registrados em 2024 foram inéditos, enquanto as ações climáticas não acompanham a velocidade crescente das emissões.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU estimou, em 2021, que o orçamento de carbono restante era de 500 bilhões de toneladas de CO₂. O novo estudo aponta que esse espaço caiu para 130 bilhões de toneladas em 2024. O Acordo de Paris estabeleceu o limite de aumento da temperatura global em bem abaixo de 2°C, idealmente 1,5°C.

A pesquisa demonstra o quanto os indicadores climáticos estão “seguindo rapidamente na direção errada”, afirmou Piers Forster, diretor do Priestley Centre for Climate Futures da Universidade de Leeds e autor principal do estudo.

“Os países estão começando a agir contra as mudanças climáticas. Estamos vendo muitos projetos de energia renovável, mas o ritmo dessas mudanças ainda não corresponde ao necessário”, declarou.

O artigo, que avaliou dez indicadores de mudança climática, foi divulgado durante a reunião de negociação climática da ONU em Bonn, na Alemanha, da qual os Estados Unidos não participaram. O ex-presidente Donald Trump, que já chamou a mudança climática de farsa, retirou o país do Acordo de Paris.

O estudo tem como objetivo preencher o intervalo entre os grandes relatórios do IPCC. Os próximos só devem ser publicados em 2029.

Os cientistas estimam que a temperatura média global na década que se encerra em 2024 será 1,24°C acima dos níveis pré-industriais, sendo 1,22°C atribuídos ao aquecimento causado por atividades humanas —principalmente, em razão de desmatamento e queima de combustíveis fósseis.

Segundo o estudo, a taxa de aquecimento global de 2012 a 2024 foi o dobro daquela observada nas décadas de 1970 e 1980. Esse ritmo está provocando elevação do nível do mar, aquecimento dos oceanos, perda de gelo e o degelo do permafrost.

Os pesquisadores também alertaram para um aumento acelerado no nível do mar, tornando as áreas costeiras cada vez mais vulneráveis a ressacas e erosão.

“O que preocupa é que sabemos que a elevação do nível do mar em resposta às mudanças climáticas é relativamente lenta, o que significa que já comprometemos aumentos adicionais para os próximos anos e décadas”, afirmou Aimée Slangen, do Instituto Real de Pesquisa Marinha dos Países Baixos (NIOZ).

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…