À CNN, Rogério Correia defende tarifa zero nos fins de semana e revisão de contratos do transporte em BH

À CNN, Rogério Correia defende tarifa zero nos fins de semana e revisão de contratos do transporte em BH

O deputado federal e candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia, defendeu tarifa zero nos ônibus aos fins de semana e revisão dos contratos de transporte na capital mineira.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (2) em entrevista à CNN, conduzida pela jornalista Muriel Porfiro ao lado dos analistas de política Pedro Duran e Victor Irajá.

Segundo o candidato do PT, caso seja eleito, os acordos em vigor com os consórcios que prestam o serviço de transporte em Belo Horizonte serão refeitos.

“Nós vamos fazer, inicialmente, no primeiro dia [à frente da prefeitura], uma comissão que vai ser feita através de portaria com empresários, com usuários de transporte coletivo e técnicos para refazer esse contrato. Vamos revogar esse contrato, tomara que seja feito pacificamente com os próprios empresários, porque esse contrato já caducou”, afirmou.

Ele falou ainda sobre sua proposta de zerar a tarifa dos coletivos aos sábados e domingos.

“Eu tenho o compromisso da tarifa zero nos finais de semana, portanto, nós vamos ter que readequar também a esta questão importante. Nós temos a legislação federal a ser modificada rumo à tarifa zero. Isso não é um compromisso imediato, mas nós vamos também fazer estudos em relação a isso”, disse.

O candidato garantiu que, na gestão dele, deve ser feita “uma revolução nesse transporte e no trânsito em Belo Horizonte”.

Estratégia de campanha

Ao ser questionado sobre a posição nas pesquisas de intenção de voto, o candidato disse que acredita ter adotado a estratégia correta para unificar “todo o campo progressista” – mesmo após a candidata do PSD, Duda Salabert, ter optado por seguir com candidatura própria.

“Eu digo que hoje tenho esse campo progressista praticamente unificado”, segundo o representante do PT.

Rogério Correia afirmou ter adotado “a mesma estratégia que a esquerda usou na França de fazer um campo amplo [ao formar a coalizão Nova Frente Popular]”.

“O nosso interesse continua sendo de fazer com que a ultradireita, ela não ganhe Belo Horizonte, ela não se coloque em Belo Horizonte porque, no nosso entender, seria um atraso”, pontuou.

Apoio de Lula

Segundo Rogério Correia, “o PT [Partido dos Trabalhadores] em Belo Horizonte é muito querido”. Durante a entrevista, o candidato fez questão de citar diversas vezes o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua candidatura.

“No primeiro dia que eu tive o programa de TV [durante o horário eleitoral], ele [Lula] fez questão de gravar antes para entrar, exatamente para impulsionar a minha campanha, porque ele sabe da importância que o presidente Lula tem aqui [em Belo Horizonte]”, disse.

Rogério Correia lembrou ainda sua atuação como delegado regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário entre 2007 e 2010, no segundo mandato do presidente, e elogiou a atual gestão de Lula.

Para o petista, o desempenho do governo federal na área econômica e social deve influenciar positivamente o resultado das eleições municipais deste ano.

“Nós vamos chegar com um governo que tem emprego, tem renda e que retomou programas importantíssimos para o país. E esses programas têm repercussão em cada município aqui em Belo Horizonte”, afirmou.

População em situação de rua

O candidato disse que irá se espelhar no Plano Ruas Visíveis da administração federal para prestar assistência aos vulneráveis.

“Hoje, o governo do presidente Lula tem um programa, que é o programa Ruas Visíveis, que nós vamos implantar aqui”, afirmou.

“Esse programa é moradia primeiro e, após a oferta da moradia, nós vamos garantir psicólogo, assistente social. Garantir que eles [cidadãos em situação de rua] tenham acesso à saúde, educação e também à política de emprego, além da política de alimentação”, completou Rogério Correia.

Já sobre o retorno do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), ele afirmou ter uma meta mais ambiciosa que a do próprio presidente Lula, que prometeu acabar com a fome no país nos próximos dois anos.

Segundo Rogério Correia, “eu quero o território livre da fome, que o governo do presidente Lula prometeu para 2026, ainda em 2025”.

Sobre a maneira como irá combater a questão da insegurança alimentar em Belo Horizonte, o candidato disse que será por meio de “cozinhas solidárias”.

Serra do Curral

Rogério Correia destacou sua atuação como deputado federal na comissão externa da Câmara dos Deputados que fiscaliza ocorrências como rompimento de barragens.

Sobre a autorização para mineradoras funcionarem na Serra do Curral, ponto turístico ao sul da capital mineira, o representante do PT afirmou que, se for eleito, não permitirá atividade desse tipo no local.

“Não vai ter mineração em Serra do Curral. O que nós queremos lá é um parque nacional. Eu estou conversando isso com a ministra Marina [Silva, da pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima] para atrair turista, para colocar lá esporte, colocar condições para que Belo Horizonte possa atrair outros por aquilo que é a sua essência, que é o serviço, o comércio que são prestados”, disse.

Segundo o petista, “nós vamos conseguir muito mais recurso para Belo Horizonte tendo uma Serra do Curral que é um parque nacional, não tenho nenhuma dúvida disso. Imagina aquela serra bonita, preservada, que a gente possa chamar as pessoas para conhecer a diversidade da Serra do Curral, participar de atos, de shows que são possíveis de serem feitos”.

Saúde e educação

Rogério Correia falou que vai transformar a cidade na “capital da vacina”, trazendo tecnologia de ponta para a imunização no município, e também reduzir as filas de espera por atendimento.

“Vamos fortalecer os centros de saúde e enfrentar os problemas da fila. Como? Convênio [de hospitais particulares] com os hospitais que hoje são 100% SUS [Sistema Único de Saúde]”.

O candidato se declarou contra privatizações em áreas como saúde e educação, nas quais, segundo ele, Belo Horizonte tem serviços de qualidade. “Nós precisamos é de expandi-los, e não privatizar”, de acordo com ele.

“Nós vamos pegar políticas públicas do MEC, o Ministério da Educação. Vamos colocar todas as crianças, pode escrever, de zero a três anos, de creche e pré-escola, em tempo integral”, afirmou.

Segurança Pública e Cidadania

Rogério Correia defendeu ainda a valorização da Guarda Civil Municipal com “ganhos salariais” e plano de “previdência”.

O candidato também se declarou favorável ao uso de câmeras nos uniformes de agentes da segurança pública.

“Isso vai dar segurança tanto para o policial que usa, mas também, pela intervenção que será feita. E terá que ser feita uma intervenção sempre democrática e sempre uma intervenção justa em relação à questão da criminalidade”, disse.

Segundo ele, se for escolhido como prefeito, as ferramentas de monitoramento não serão utilizadas em “contexto de preconceito ou perseguição de jovens pretos de periferia”.

Ele mencionou sua proposta de governo de Territórios da Cidadania, que prevê ações específicas em locais com altos índices de vulnerabilidade social e urbana, com o objetivo de “democratizar a vida nas periferias”.

Recuperação fiscal

O candidato do PT se declarou contra o regime de recuperação fiscal para pagamento da dívida do estado de Minas Gerais com a União, atualmente em torno de R$ 165 bilhões.

“Se o regime de recuperação fiscal desse certo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que já tinham aderido há mais tempo, tinham se livrado da dívida”, segundo Rogério Correia.

Ele comentou a proposta que defende para resolver o impasse.

“Nós iniciamos um processo de discussão para ter um novo projeto de lei dentro do Senado [Federal] que vá para a Câmara [dos Deputados] rapidamente. E que a gente abata daquele conjunto da dívida de Minas Gerais, também dos outros estados, principalmente Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, parte daquilo que é o principal, diminuindo inclusive a taxa de juros. Com isso, você vai ter uma dívida menor e viabiliza o pagamento da dívida, sem inviabilizar o estado”, disse.

Entrevistas com candidatos

A CNN realiza nesta semana uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte.

Cada entrevista será transmitida primeiramente ao vivo no canal da CNN Brasil no YouTube, às 15h30, com exibição na TV no mesmo dia, às 23h30.

Participarão os mais bem colocados no agregador de pesquisas eleitorais Índice CNN, selecionados de acordo com o resultado mais recente, com sete dias de antecedência.

Já foi entrevistado:

Ainda serão entrevistados:

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Taxista é morto enquanto trabalhava em Maranguape | Ceará

Taxista é morto enquanto trabalhava em Maranguape | Ceará

Um taxista morreu ao ser atingido por um tiro em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, enquanto trabalhava, na madrugada deste…
EUA: Maconha legalizada traz ganhos, mas tem custo social – 19/09/2024 – Mundo

EUA: Maconha legalizada traz ganhos, mas tem custo social…

A legalização do uso recreativo da maconha em alguns estados dos EUA gerou ganhos econômicos, mas também está associada a custos…
Santos vence Botafogo-SP para continuar caça ao líder Novorizontino

Santos vence Botafogo-SP para continuar caça ao líder Novorizontino

O Santos foi até Ribeirão Preto, na noite desta quinta-feira (19), e derrotou o Botafogo-SP por 1 a 0 no estádio…